SóProvas


ID
2057413
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao receber o resultado do seu exame de rastreamento de câncer de colo de útero, uma mulher de 40 anos passou por consulta de enfermagem. O Enfermeiro, identificando resultado anormal, encaminhou-a para consulta médica, na qual foi solicitada para a usuária a realização de colposcopia. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta um resultado mais compatível com a conduta para esse caso.

Alternativas
Comentários
  • Nomenclatura citológica brasileira O câncer do colo do útero é precedido por uma longa fase de doença pré-invasiva, denominada de neoplasia intraepitelial cervical (NIC). A NIC é categorizada em graus I, II e III, dependendo da proporção da espessura do epitélio que apresenta células maduras e diferenciadas. Os graus mais graves da NIC (II e III) apresentam uma maior proporção da espessura do epitélio composto de células indiferenciadas e, devido à sua maior probabilidade de progressão para o câncer, se deixadas sem tratamento, são consideradas seus reais precursores. Se o exame acusa: • Negativo para câncer: se esse for o primeiro resultado negativo, a mulher deverá fazer novo exame preventivo um ano depois. Se ela já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos; • Alteração (NIC I): repetir o exame seis meses depois; • outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. A mulher precisará fazer outros exames, como a colposcopia (exame feito com o colposcópio: aparelho com lentes de aumento e câmera para visualizar o colo do útero, vagina, períneo); • infecção pelo HPV: deverá repetir o exame seis meses depois; • amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Ela deve repetir o exame logo que for possível. Independente desses resultados, a mulher pode ter alguma outra infecção que será tratada. Deve seguir o tratamento corretamente e, às vezes pode ser preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde. Considerando o conjunto de atipias em células glandulares, temos uma associação com NIC II, III ou câncer de 15% a 56% dos casos, sendo as NIC mais comuns e associadas às pacientes com menos de 40 anos e as neoplasias invasivas mais associadas às pacientes acima dessa idade.


    Resposta B


    Bibliografia Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. – Rio de Janeiro: INCA, 2011. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Nomenclatura brasileira para laudos cervicais e condutas preconizadas: recomendações para profissionais de saúde. - Rio de Janeiro: INCA, 2006. 65 p.
  • Só não faz colposcopia quando resultado for: ATIPIA INDETERMINADA- células escamosas. Neste caso repete a citologia em 6meses ( igual ou maiores de 30anos) ou em 12meses (menores de 30anos). Fonte: Cadernos de Atenção Básica n 13
  • ==> Resultado indicando metaplasia escamosa imatura.

    A palavra “imatura”, em metaplasia escamosa, foi incluída na Nomenclatura Brasileira para Laudos Citopatológicos buscando caracterizar que esta apresentação é considerada como do tipo reparativa (MALIK et al., 2001).
    Recomendação: seguir a rotina de rastreamento citológico.

     

    ==> Resultado indicando atrofia com inflamação
    Na ausência de atipias, é um achado normal do período climatérico e somente demanda atenção ginecológica caso esteja associado a sintomas como secura vaginal e dispareunia. 

     

    ==> Atipias de significado indeterminado

    - Em células escamosas - Provavelmente não neoplásica: Repetição da citologia em 6 meses (> 30 anos) ou 12 meses (< 30 anos)

    -  Em células escamosas - Não se pode afastar lesão de alto grau: Encaminhamento para colposcopia.

    Em células glandulares: Encaminhamento para colposcopia.

    - De origem indefinida: Encaminhamento para colposcopia.

     

    Letra B

     

    Cadeno de atenção Básica nº 13 - Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama