SóProvas


ID
2057500
Banca
UFMT
Órgão
TJ-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na primeira coluna, estão apresentadas as siglas dos cimentos Portland e na segunda coluna, a especificação desses tipos de cimentos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.  

1 - CP I

2 - CP II 

3 - CP III 

4 - CP IV 

5 - CP V 


( ) Cimento Portland Pozolânico 

( ) Cimento Portland de Alta Resistência Inicial  

( ) Cimento Portland Comum  

( ) Cimento Portland de Alto-Forno

( ) Cimento Portland Composto  

Assinale a sequência correta.  

Alternativas
Comentários
  • CP I - CIMENTO COMUM

    CPII - CIMENTO COMPOSTO

    CP III - ALTO FORNO 

    CP IV - POZOLÂNICO

    CP V - ARI 

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Cimento CP-I ou Cimento Portland Comum: recebe este nome porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o , que tem a função de retardar o início de pega do cimento para possibilitar mais tempo na aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Classe de resistência: 25 MPa

    Cimento CP-II ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

    Cimento CP-III ou Cimento Portland de Alto-forno: tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

    Cimento CP-IV ou Cimento Portland Pozolânico: tem em sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos. Possui baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. Classe de resistência: 25 e 32 MPa.

    Cimento CP-V ARI ou Cimento Portland de Alta Resistência Inicial: em função do seu processo de fabricação, tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, fazendo com que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo. Ao final dos 28 dias de cura, também atinge resistências maiores que os cimentos convencionais.

    Cimento RS ou Cimento Portland Resistente a Sulfatos: Os materiais sulfatados estão presentes em redes de esgoto, ambientes industriais e água do mar.

    Cimento Branco ou Cimento Portland Branco (CPB): tem como principal característica a cor branca, que é conseguida através de matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro e utilização do caulim no lugar da argila.

    Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC): este tipo de cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica, devido ao calor desenvolvido durante a hidratação do cimento.