SóProvas


ID
206176
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito dos diferentes tipos de memória utilizados em computadores.

Alternativas
Comentários
  • A memória ROM está presente em qualquer dispositivo digital, como por exemplo um relógio. Sempre que um computador é iniciado, ele necessita de informações existentes em algum lugar para carregar suas funções básicas e/ou principais de uma forma que elas sempre sejam acessíveis e não se apaguem ao interromper a alimentação. (OU SEJA NELA ESTA A BIOS)

  •  FIRMWARE é a união de software(lógica) com hardware(meio concreto). O BIOS e o setup são programas gravados em uma memória ROM. Sendo dessa forma firmwares.

  • BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.

    -----------------------------------------------------------------------------------

    Com a evolução na velocidade dos dispositivos, em particular nos processadores, o cache foi dividido em níveis, já que a demanda de velocidade a memória é tão grande que são necessários caches grandes com velocidades altíssimas de transferencia e baixas latências. Sendo muito difícil e caro construir memórias caches com essas características, elas são construídas em níveis que se diferem na relação tamanho X desempenho. De acordo com a proximidade da memória cache com o processador são atribuidos níveis de cache. Assim a memória cache mais próxima do CPU recebe o nome de cache L1. Se houver outro cache mais distante receberá o nome de cache L2 e assim por diante.

    Cache L1
    Uma pequena porção de memória estática presente dentro do processador. Em alguns tipos de processador, como o Pentium 2, o L1 é dividido em dois níveis: dados e instruções (que "dizem" o que fazer com os dados). A partir do Intel 486, começou a se colocar a L1 no próprio chip [processador]. Geralmente tem entre 16KB e 128KB; hoje já encontramos processadores com até 16MB de cache.
     

    Cache L3
    Terceiro nível de cache de memória. Inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional
     

  • Memória flash é uma memória de computador do tipo EEPROM (Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory), desenvolvida na década de 1980 pela Toshiba, cujos chips são semelhantes ao da Memória RAM, permitindo que múltiplos endereços sejam apagados ou escritos numa só operação. Em termos leigos, trata-se de um chip re-escrevível que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Esta memória é comumente usada em cartões de memória, flash drives USB (pen drives), MP3 Players, dispositivos como os iPods com suporte a vídeo, PDAs, armazenamento interno de câmeras digitais e celulares.

    Memória flash é do tipo não volátil o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso (embora não tão rápido como a memória volátil DRAM utilizadas para a memória principal em PCs) e melhor resistência do que discos rígidos. Estas características explicam a popularidade de memória flash em dispositivos portáteis

  • Luciana, cache L2 tb trabalha na mesma frequência do processador.  
  • Questão de nível de época que se aprendia a trabalhar com o DOS (hoje prompt de comando).
    Memória ROM não pode ser apagada. 

    Quase fui na alternativa A, mas a "E" é a mais correta!

  • As memórias dos computadores são usadas para armazenar informações que serão usadas em diferentes momentos da operação.
    Quando o computador é ligado, ele acessa as informações armazenadas na memória ROM, que contém o programa BIOS, que fornece suporte básico de acesso ao hardware.
    Após assumir o controle, o sistema operacional carrega as informações que estão na memória de armazenamento de massa (disco rígido) para dentro da memória RAM (temporária e volátil).
    Apesar da velocidade da memória RAM, o processador precisa de 'apoio' oferecido pela memória cache (L1, L2, L3), que trabalha com a mesma frequência do processador, sendo mais rápida que a memória RAM.

    Gabarito: Letra E.




  • Com esse macete fica mais fácil gravar

    SBP não é livre contra os insetos, mas é o que está armazenado na ROM. Setup, Bios, Post

    Letra E