SóProvas


ID
2061883
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Itaúna - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados a qual surgiu no mercado no ano 2000 para substituir a tradicional interface PATA (IDE).
De qual tecnologia padrão estamos falando?

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Serial ATA.

    Todas as demais siglas são de vídeo.

  • (B)

    A sigla SATA: designa a tecnologia atual de transferência de dados entre os dispositivos de armazenamento e drives com o computador. Há alguns anos atrás, o padrão para este tipo de transferência era o IDE, praticamente obsoleto nos componentes lançados atualmente.

    A primeira grande vantagem do SATA em relação ao IDE é referente ao tamanho dos cabos, que eram enormes nos dispositivos IDEs, por estes apresentarem transferência de dados de forma paralela. Como no SATA tudo é feito em série, um pequeno cabo é capaz de realizar a tarefa.

    A transferência de dados em um dispositivo SATA também supera os antigos padrões IDE. No novo formato, temos dois tipos de velocidade, que são 150MB/s, no padrão SATA normal, além dos novos discos denominados SATA II, que chegam a 300MB/s.

    http://www.tecmundo.com.br/hardware/1264-o-que-e-sata-.htm

  • O SATA ou Serial ATA, do inglês Serial Advanced Technology Attachment, foi o sucessor do IDE. Os Discos Rígidos que utilizam o padrão SATA transferem os dados em série e não em paralelo como o ATA. Como ele utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, isto reduz (ou quase elimina) os problemas de sincronização e interferência, permitindo que frequências mais altas sejam usadas nas transferências.

    Os cabos possuem apenas sete fios, sendo um par para transmissão e outro para recepção de dados e três fios terra. Por eles serem mais finos, permitem inclusive uma melhor ventilação no gabinete. Um cabo SATA pode ter até um metro de comprimento e cada porta SATA suporta um único dispositivo (diferente do padrão master/slave do IDE).

     

    [ Fonte: https://www.tecmundo.com.br/placa-mae/2580-quais-as-diferencas-entre-ide-sata-e-sata-ii-.htm ]

  • Letra B. Serial ATA. Todas as demais siglas são de vídeo.

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Letra B. Serial ATA.

    Todas as demais siglas são de vídeo.

  • Letra B. Serial ATA. Todas as demais siglas são de vídeo.

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Letra B. Serial ATA.

    Todas as demais siglas são de vídeo.

  • SATA! nas antigas, os HDs eram todos IDE (aquele conector de "fita" cinza). Era horrível! kkkkkkk