-
Phishing: mensagens fraudulentas que tentam se passar por avisos reais de grandes empresas, como bancos, antivírus e cartões de crédito. Caso você clique no link oferecido, este link pode tentar roubar alguma informação sua (se você preencher um formulário) ou conter um trojan que irá capturar tudo que é feito no computador para roubar contas de banco e outros dados.
Spywares são programas de computador que, em vez de serem úteis, estes tentam rastrear alguma informação do computador, como os sites que você navega, músicas que escuta, programas que possui e outras informações do seu computador.
Um Trojan Horse é um programa que faz algum tipo de atividade maléfica, porém ele não se espalha automaticamente, diferente dos vírus e worms, que utilizam outros arquivos e a rede para se espalhar, respectivamente.
Um ataque de negação de serviço (também conhecido como DoS, Denial of Service), é uma tentativa em tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores. Alvos típicos são servidores web, e o ataque tenta tornar as páginas hospedadas indisponíveis na WWW.
Backdoor: Qualquer malware que possua um backdoor permite que o computador infectado seja controlado totalmente ou parcialmente através de um canal de IRC ou via conexão com uma porta.
Há algum tempo, backdoor era relacionado com trojans, mas isso mudou, pois agora outros tipos de malware, como worms, também carregam backdoors.
-
Worm é um tipo de malware que usa a rede para se espalhar. Worms são muito famosos por infectarem um grande número de computadores em pouco tempo, usando anexos de e-mail e forjando e-mails aparentemente legítimos.
Spam: e-mail não solicitado. Geralmente contém propagandas absurdas com fórmulas mágicas para ganhar dinheiro e produtos famarcêuticos.
Um port scanner (scanner de porta) é um aplicativo com o objetivo de testar as portas lógicas de determinado host remoto. Neste teste ele identifica o status das portas, se estão fechadas, escutando ou abertas. Pode-se explicitar o range de portas que o aplicativo irá scanear, por ex: 25 a 80. Geralmente os port scanners são usados por pessoas mal intencionadas para identificar portas abertas e planejar invasões.
Rootkits são um tipo de malware surgido nos últimos anos. A principal intenção dele é se camuflar, impedindo que seu código seja encontrado por qualquer antivírus. Isto é possível por que estas aplicações têm a capacidade de interceptar as solicitações feitas ao sistema operacional, podendo alterar o seu resultado. Por exemplo, quando o Windows faz um pedido para a leitura ou abertura de um arquivo (seja a mando do antivírus ou pelo próprio usuário), o rootkit intercepta os dados que são requisitados e faz uma filtragem dessa informação, deixando passar apenas o código não infectado. Desta forma, o antivírus ou qualquer outra ferramenta ficam impossibilitados de encontrar o arquivo malicioso.
Um bot, diminutivo de robot, pode ser utilizado para a coordenação e a operação de um ataque que foi feito em computadores networkedinged, tais como um ataque do negação-serviço.
-
TA MAIS POR QUE O GABARITO FOI ESSE?? PQ OS OUTROS ESTÃO ERRADOS???
-
Questão passível de recurso. Softwares anti-virus não são capazes de proteger o computador contra spywares. Para proteger o computador contra spywares deve ser utilizado um software anti-spyware.
-
Concordo com o Arthur; Questão mal elaborada.
Um simples antivirus não é capaz de detectar spywares ou trojans.
Vide Cartilha de Segurança;
3.2. É possível proteger um computador de programas spyware?
Existem ferramentas específicas, conhecidas como "anti-spyware", capazes de detectar e remover uma grande quantidade de programas spyware. Algumas destas ferramentas são gratuitas para uso pessoal e podem ser obtidas pela Internet (antes de obter um programa anti-spyware pela Internet, verifique sua procedência e certifique-se que o fabricante é confiável).
Além da utilização de uma ferramenta anti-spyware, as medidas preventivas contra a infecção por vírus são fortemente recomendadas.
Uma outra medida preventiva é utilizar um firewall pessoal, pois alguns firewalls podem bloquear o recebimento de programas spyware. Além disso, se bem configurado, o firewall pode bloquear o envio de informações coletadas por estes programas para terceiros, de forma a amenizar o impacto da possível instalação de um programa spyware em um computador.
Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/sec3.html#subsec3.2
Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança
-
Senhores , como ajuda posso deixar uma dica em relação a esta questão. O grande objetivo do examinador neste caso , creio eu foi confundir entre as alternativas A) e D) , sendo a D) a correta , por afirma duas ameaças categoricamente . Porém o item a) explana sobre o conceito de spam , que seria um uma definição para os concurseiros as mensagens indesejadas , mas nao necessariamente que contenham vírus . Espero ter ajudado e até a próxima.
-
Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.
Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.
Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.
Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.
Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.
Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa "aplicativo ou programa espião".
-
Introdução confunde, o examinador quer saber os antivírus ou as pragas virtuais ?
-
Phishing => Email ou site fraudulento = clone/ Antivírus não detectam/ Navegadores: alguns podem detectar (Ex: No Internet Explorer = Filtro March Screen).
Spam=> São mensagens em massa , sem autorização do destinatário. Ex: Propagandas (São aqueles emails chatos que recebemos aos milhões, isso quer dizer que não são exatamente vírus)
Ataques de Negação ou DDOS => Também não são detectados por antivírus./ É um ataque tem por objetivo sobregarregar uma servidor e torná-lo indisponível, realizando diversas solicitações de acesso maliciosas (zumbis). A forma de proteção é utilizando filtros e configurações de rede avançadas que apesar do ataque conseguem manter o servidor ativo atendendo as solicitações legítimas.
Port Scans => Isso nem é vírus.
Portanto, GABARITO D
Algum erro me corrijam.
Bons estudos!
Sobre Ataques de Negação - Disponível em <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/entenda-como-funciona-um-ataque-de-negacao-de-servico.html>
-
ANTISPAM É QUEM DETECTA SPAM; COMUM EM CLIENTES DE E-MAIL; O ANTIVÍRUS DETECTA VÍRUS, ALGUNS OUTROS MALWERES COMO WORMS, CAVALOS DE TROIA E SPYWARES
-
FEPESE sendo FEPESE! Nada de novo, dica para questões de informática da banca:
reze 10 "Ave Maria" e 15 "Pai Nosso"
-
a) worms e spam. (SPAM não é vírus)
b) port scans e rootkits. (port scanner não é vírus - foi criado precipuamente para proteção)
c) bots e phishing scams. (phishing é prática de ataque, não vírus)
e) ataques de negação de serviço e backdoors. (ataque de negação é um tipo de ataque, consequência, não é vírus)
-
Os softwares antivírus instalados nos computadores podem detectar softwares maliciosos que possuam uma assinatura ou código conhecido (presente na atualização de assinaturas), e também softwares que tenham um comportamento malicioso (através da análise heurística).
O antivírus pode detectar spywares (espiões) e cavalos de Troia (trojans).
O antivírus não detecta worms (código malicioso que se propaga através de dispositivos), spam (mensagem eletrônica enviada para muitos destinatários), rootkits (que se escondem da detecção), port scans (softwares que buscam portas TCP abertas no computador para uma invasão), phishing scams (iscas em links que o usuário clica), bots (códigos autônomos), ataques de negação de serviço DoS e DDoS (por serem remotos) e backdoors (que abrem portas TCP para novas invasões).
Contra spam, antispam no correio eletrônico. Contra worms e rootkits, antimalware no computador. Contra as demais ameaças e ataques, firewall no computador.
Gabarito: Letra D.