-
Item correto, letra A
A chave privada não deve ser disponibilizada a ninguém. Quando a criptografia for ASSIMÉTRICA deve existir uma chave pública pela qual qualquer pessoa pode enviar mensagens cifradas ao possuidor da chave privada, pois somente esta poderá abrir a mensagem. Todos "trancam" a mensagem, mas somente um pode abrir.
-
As chaves assimétricas funcionam da seguinte forma (vou utilizar o exemplo da questão): o usuário U querendo enviar uma mensagem criptografada para S, ele deve solicitar a chave publica de S e cifrar o mensagem. Uma vez cifrada a mensagem com a chave publica de S, somente a chave privada dele (de S) irá descriptar a mensagem. Se eventualmente algum terceiro A tiver acesso a essa mensagem ele não terá como descriptá-la (só se ele tiver a chave privada de S). Dessa forma, uma informação enviada através da criptogreafia assimétrica (envolvendo necessariamente duas cheves - uma para criptografar e outra para descriptografar) é garantida a confidenciabilidade da informação, mas não sua autenticidade.
-
Chave Simétrica: Mesma chave para cifragem e decigragem
Chave assimétrica:
Ex: Remetende da mensagem usa a chave PÚBLICA DO RECEPTOR para CIFRAR A mensagem.................Estando a mensagem cifrada ela pode trafegar por um canal inseguro(ex: internet)............... quando a mensagem chega no receptor, O RECEPTOR usa a CHAVE PRIVADA para DECIFRAR a mensagem.
-
Só não entendi porque a letra E está errada. Apesar de estarem fazendo coisas além do que é preciso, tb daria certo.
-
https://www.youtube.com/watch?v=GeSnN8Tt04U video curto e bem didático.
Entenda como funciona a criptografia assimétrica na segurança da informação. Informática com Rodrigo Schaeffer. sabe muito esse professor!
-
Para acrescentar:
Chave pública é usada para a encriptação, e a privada para a decriptação, à Chave assimétrica.
Chave privada é usada para a encriptação, e a pública para a decriptação, à Assinatura Digital.
-
Na situação hipotética, o usuário deseja enviar uma informação sensível. Os dados do cartão de crédito, obtidos por outros usuários com segundas intenções, poderá causar um prejuízo não apenas à privacidade, mas financeiro também.
A criptografia embaralha a informação antes de enviar e associa a uma (ou mais) chave(s) de criptografia. O destinatário precisará das chaves para desembaralhar a informação e ler o seu conteúdo. Sem as chaves, a mensagem contendo o número do cartão de crédito será ilegível.
A troca de informações ocorrerá com o uso de um algoritmo criptográfico, que use a chave pública do destinatário.
Gabarito: Letra A.