SóProvas


ID
2062228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, durante muito tempo, as migrações internas, do Norte para o Sul e do mundo rural para as cidades, constituíram uma tentativa de resposta individual à extrema pobreza de algumas regiões. Fator de diversificação do tecido social e de desenvolvimento de associações e ONG, essa mobilidade contribuiu para a riqueza do Sul, assim como para a expansão das favelas urbanas. A esses efeitos devem-se acrescentar, hoje, fluxos populacionais mais diversificados.

DURAND, M-F. et al. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 130. Adaptado.

Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

  • A  migração de retorno é definida pelo regresso de migrantes à terra de origem ou de trânsito, geralmente depois de ter residido pelo menos um ano em outro lugar. O retorno pode ocorrer dentro dos limites territoriais de um país (por exemplo, no caso de deslocados) ou para fora de suas fronteiras (por exemplo, no caso de refugiados, solicitantes de asilo ou, mais em geral, emigrantes).

  • o movimento pendular ocorre quando o indíviduo trabalha em uma região e se desloca novamente à sua região somente para descanso, criando as 'cidades dormitórios' é uma migração temporária com curto prazo.

  • O texto diz que os efeitos do processo migratório foi o enriquecimento do Sul e a expansão das favelas urbanas. Pelo fato da população não encontrar trabalhado e ter que se alojar na periferia dos centro urbanos, ocasionou, por conseguinte, a volta desses a suas antigas regiões.

  • a) movimento pendular - realizado diariamente por trabalhadores que residem em uma cidade e trabalham em outra, próxima;

     

    b) êxodo rural - a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos;

     

    d) transumância - movimentação de entrada ou saída de indivíduo(s) geralmente em busca de melhores condições de vida; migração;

     

    e) transmigração - ação de um povo que passa de uma região a outra.

  • Na atual realidade brasileira, ocorre um novo e recente fluxo populacional denominado

    Desde quando migração de retorno é atual e nova? Isso já vem ocorrendo desde a década de 70...Questão lixo!

  • Gabarito: C

     

     

    - Durante muitas décadas, um grande fluxo populacional migrou do nordeste para o sudeste (atraídos por ofertas de emprego fruto da industrialização) e para o Centro-Oeste/Norte (atraídos pela mineração ou fronteira agrícola).

    - A partir de meados da década de 1990, no entanto, este fluxo começou a reduzir e a se inverter, principalmente nos momentos de crise econômica e desemprego, fazendo muitos nordestinos retornarem para sua região de origem no que ficou conhecido como “migração de retorno”.
     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • Na boa , a resposta mais coerente seria PENDULAR , pela forma que a pergunta foi elaborada , tendo em vista que essa é a forma de migração mais recente já que as fronteiras entre municípios foram diminuídas.

  •  Nestas últimas décadas tem se tornado comum a migração de retorno, ou seja, o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. Na região Nordeste se observa o retorno de milhares de migrantes. (nos anos de 1950 a 1980 teve o êxodo rural principalmente para o sudeste e hoje estão voltando para sua terra o nordeste)

  •  Nestas últimas décadas tem se tornado comum a migração de retorno, ou seja, o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. Na região Nordeste se observa o retorno de milhares de migrantes. (nos anos de 1950 a 1980 teve o êxodo rural principalmente para o sudeste e hoje estão voltando para sua terra o nordeste)

  • a) Movimento pendular - É realizado diariamente por trabalhadores e estudantes que residem em uma cidade e trabalham ou estudam em outra.

    b) Êxodo rural - A migração do campo para regiões urbanizadas, em busca de melhores condições de vida.

    c) Transumância - Movimentação sazonal de pessoas com seus rebanhos entre dois regimes de clima diferentes.

    d) Transmigração - Termo pouco utilizado. Significa o fluxo populacional entre regiões.

    Gabarito: C

  • Questão passível de anulação, pois a migração pendular também é recente. Contudo, olhando a data da informação, é possível concluir pela alternativa C.

  • PM PR - 2020

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

  • Eu acredito que a questão deveria ser anulada .

    visto que achei em matérias de 2012/13/14/15 assuntos relacionados a movimento pendular ,

    tanto é, que se levar o mesmo pensamento para uma outra questão aqui da plataforma vai errar .....

    Questão ; 490922

    banca ; CESGRANRIO

    fala sobre o mesmo assunto .

  • O texto de apoio aborda os processos de migração campo-cidade no Brasil e algum de seus impactos e consequências. O enunciado cita um novo e recente tipo de fluxo migratório e questiona sua nomenclatura.

    A) Ocorre quando trabalhadores se deslocam por grandes distâncias entre seu local de moradia e trabalho.

    B) Migração de áreas rurais para áreas urbanas. 

    C) Tem intensificado sua ocorrência e está relacionado ao fluxo de pessoas que abandonam grandes metrópoles e retornam a seus estados de origem em busca de menores custos de vida e oportunidades de trabalho de menor concorrência e necessidade de qualificação profissional. Alternativa correta.  

    D) Deslocamento sazonal relacionado a ciclos da natureza como o realizado por pastores nômades. 

    E) Migração ocorrida dentro da mesma localidade geográfica. 




    Gabarito do professor: C
  • migração de retorno: é o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. É o que ocorreu na região Nordeste a partir dos anos 1980, com a melhora da economia local. Na Região Metropolitana de São Paulo, 60% dos que deixaram a região entre 2000 e 2010, eram migrantes de retorno.
  • GAB C

    A migração de retorno, como o nome indica, é um tipo de migração caracterizado pela volta das pessoas para seu local de origem após terem saído da região por determinado período de tempo. No Brasil, esse fenômeno pode ser observado nas imigrações dos nordestinos, que vão para a região sudeste e tendem a voltar para sua região após uns anos a partir da década de 2000 até os dias de hoje e o tipo de migração que mais acontece junto com a desconcentração industrial

    Além da migração de retorno, existem a migração pendular, que se trata da migração entre dois municípios, o que ocorre quando as pessoas estudam e/ou trabalham em outro município; e a migração intrarregional, que acontece

    entre estados de uma região ou municípios de um estado.

    COM DEUS HOJE E SEMPRE!!!!