SóProvas


ID
2062420
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre acidentes mais comuns causados por aranhas e escorpiões, analise as afirmativas abaixo, de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( )O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. O cuidado e tratamento requerem soro antiloxoscélico e soro antiaracnídico.

( ) O veneno da aranha armadeira tem ação proteolítica. É comum o acidente no momento de calçar o sapato ou a bota.

( ) O veneno da aranha viúva negra tem ação neurotóxica. O cuidado e tratamento controle da dor com analgésico potente, anestésico tipo lidocaína e soro antilatrodéctico.

( )O veneno dos escorpiões preto e amarelo tem ação neurotóxica. Recomenda-se aplicar compressas mornas e administrar analgésicos para alívio da dor até chegar a um serviço de saúde.

( )As aranhas caranguejeiras e as tarântulas, apesar de muito comuns, causam envenenamento grave.

Alternativas
Comentários
  • Na picada pela Phoneutria, ou aranha armadeira, cujo veneno possui ação neurotóxica, observa-se geralmente apenas dor intensa imediata. Os sinais locais, quando presentes, são discretos. Na picada pelo escorpião amarelo, o Tityus serrulatus, a dor também é imediata, muito significativa, muitas vezes acompanhada por irradiação e parestesia do membro atingido. Os sinais locais também são raros. A picada pela lacraia também cursa com dor imediata, seguida do aparecimento de uma área eritematosa e edemaciada. Pode haver necrose, mas é incomum. As aranhas marrons, pertencentes ao gênero Loxosceles, não são agressivas e picam apenas quando comprimidas contra o corpo, geralmente quando a pessoa está se vestindo. São encontradas no interior das casas, dentro de sapatos, roupas e atrás dos móveis. Seu veneno tem ação proteolítica, hemolítica e coagulante. A picada pode cursar com dor discreta ou nenhuma. Inicialmente, o paciente se apresenta assintomático. Após oito a 12 horas, começa a queixar-se de dor, em queimação, de caráter progressivo. No local da picada observa-se o ponto de inoculação com área esbranquiçada de isquemia, rodeada por halo eritematoso. Essa área isquêmica aumenta progressivamente e podem surgir equimoses e sinais de necrose, caracterizando a chamada "placa marmórea". Pode haver sintomatologia sistêmica como exantema, petéquias, equimose, icterícia, náuseas, tontura, cefaleia e hipertermia. Em alguns casos, pode ocorrer hemólise intensa, levando a anemia, icterícia, insuficiência renal e até ao óbito. Nos acidentes graves é importante fazer a propedêutica complementar adequada: hemograma completo, bilirrubinas, amilase, ureia e creatinina séricas, urina rotina, TP, PTTa e fibrinogênio. Nesses casos, esperam-se usualmente linfopenia, eosinopenia, leucocitose com desvio à esquerda, hematúria, hemoglobinúria, aumento de amilase e provas de função renal e coagulação alteradas. O tratamento usual é limpeza local, analgesia com dipirona ou AINES e hiper-hidratação (para prevenir lesão renal). Nos casos moderados ou graves, cinco a 10 ampolas de soro antiloxosceles ou antiaracnídeo devem ser aplicadas IV o mais precocemente possível. Nesses casos também é recomendado o uso de corticoide (prednisona 40-60 mg/dia durante 5-10 dias com redução gradativa, se necessário). Nos acidentes por Loxosceles é importante acompanhamento por 72 horas. Nota: essas orientações estão de acordo com as recomendações do Centro de Informação Toxicológica de Santa Catarina (CIT/SC), instituição com ampla experiência nesse tipo de acidente.
  • Gabarito A V F. É neuro e acidente com bota é a marrom. V. V. F. Não causa envenenamento grave.
  • Mas para o tratamento ao veneno da viúva negra, não existe soro. (segundo o guia de vigilânica epidemiológico).

  • Não entendi Priscila Orleans no seu comentário "O tratamento usual é limpeza local, analgesia com dipirona ou AINES e hiper-hidratação (para prevenir lesão renal). Nos casos moderados ou graves, cinco a 10 ampolas de soro antiloxosceles ou antiaracnídeo devem ser aplicadas IV o mais precocemente possível. Nesses casos também é recomendado o uso de corticoide (prednisona 40-60 mg/dia durante 5-10 dias com redução gradativa, se necessário).

    Já no enunciado da alternativa... "( ) O veneno da aranha marrom tem ação proteolítica. O cuidado e tratamento requerem soro antiloxoscélico e soro antiaracnídico."

    Sugere que são os dois soros.

    Alguém poderia esclarecer essa dúvida?