SóProvas


ID
2062429
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina rotavirus humano G1P1[8] (atenuada) (VORH), analise as afirmativas abaixo, de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.

( ) É indicada para a prevenção de gastroenterites causadas por rotavirus dos sorotipos G1 em crianças menores de 1 ano de idade. Embora seja monovalente, a vacina oferece proteção cruzada contra outros sorotipos de rotavirus que não sejam G1 (G2, G3, G4, G9).

( ) Mesmo que a criança esteja na faixa etária preconizada, a vacina é contraindiçada na presença de imunodepressão severa.

( )A vacina não está contraindicada para crianças que tenham histórico de invaginação intestinal ou com malformação congênita não corrigida do trato gastrointestinal.

( )O esquema corresponde a duas doses, administradas aos 2 e 4 meses de idade. A primeira dose pode ser administrada a partir de 1 mês e 15 dias ate 3 meses e 15 dias. A segunda dose pode ser administrada a partir de 3 meses e 15 dias ate 7 meses e 29 dias. Mantenha intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

( ) O volume a ser administrado e 0,5 mL.

Alternativas
Comentários
  • A vacina ESTÁ contraindicada para crianças que tenham histórico de invaginação intestinal ou com malformação congênita não corrigida do trato gastrointestinal.

    O volume a ser administrado e 1,5 mL.

  • 3.8 Vacina rotavírus humano G1P1[8] (atenuada) (VORH)

    3.8.1 Apresentação:

    A vacina é apresentada na forma líquida, acondicionada em um aplicador, semelhante a uma seringa.

    3.8.2 Composição

    A vacina é constituída por um sorotipo do rotavírus humano atenuado da cepa (RIX4414). Apresenta como excipientes a sacarose e o adipato dissódico.

    3.8.3 Indicação

    É indicada para a prevenção de gastroenterites causadas por rotavírus dos sorotipos G1 em crianças menores de 1 ano de idade. Embora seja monovalente, a vacina oferece proteção cruzada contra outros sorotipos de rotavírus que não sejam G1 (G2, G3, G4, G9).

    3.8.4 Contraindicação

    Está contraindicada nas situações gerais referidas nesta Parte IV do Manual, no tópico 2. No entanto, sua principal contraindicação é a administração fora da faixa etária preconizada. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação 95 Mesmo que a criança esteja na faixa etária preconizada, a vacina é contraindicada: • na presença de imunodepressão severa; • na vigência do uso de corticosteroides em doses imunossupressoras ou quimioterápicos; ou • para crianças que tenham histórico de invaginação intestinal ou com malformação congênita não corrigida do trato gastrointestinal.

    3.8.5 Esquema, dose e volume

    O esquema corresponde a duas doses, administradas aos 2 e 4 meses de idade. A primeira dose pode ser administrada a partir de 1 mês e 15 dias até 3 meses e 15 dias. A segunda dose pode ser administrada a partir de 3 meses e 15 dias até 7 meses e 29 dias. Mantenha intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. O volume a ser administrado é 1,5 mL. Notas: • Se a criança regurgitar, cuspir ou vomitar após a vacinação ou se a vacina for administrada fora das faixas etárias preconizadas, não repita a dose. Nestes casos, considere a dose válida. • Recomenda-se completar o esquema da vacina VORH do mesmo laboratório produtor.

    3.8.6.1 Via de administração

    A vacina é administrada exclusivamente por via oral.