I. A primeira dose da vacina com componente da varicela é administrada aos 15 meses de idade (vacina tetraviral). (CORRETO)
II. A segunda dose da vacina com componente da varicela é administrada aos 2 anos de idade (vacina varicela). (ERRADO - 2ª dose entre 4 anos a 6 anos 11 meses e 29 dias)
III. Na profilaxia de pós-exposição, a vacina pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. (CERTO)
IV. O volume da dose da vacina e de 0,5 mL. (CERTO)
V. Considerar como válida a dose administrada a menores de 12 meses de idade na vigência de surto. (ERRADO - doses de campanha não são consideradas como doses dadas no calendário, salvo as vacinas que so são administradas em campanhas).
3.19 Vacina varicela (VZ)
3.19.1 Apresentação
É apresentada em frasco unidose.
3.19.2 Composição
A vacina varicela é de vírus vivo atenuado, proveniente da cepa Oka. Cada dose da vacina deve conter, no mínimo, 1.350 unidades formadoras de placas (UFP) do vírus contra varicela zoster (VVZ) atenuada. Pode conter gelatina e traços de neomicina, kanamicina e eritromicina.
3.19.3 Indicação
Na rotina de vacinação da população indígena. Esta vacina também está indicada para usuários com condições clínicas especiais nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) . Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação
131 3.19.4 Contraindicação
Está contraindicada para gestantes ou mulheres em idade fértil que pretendem engravidar dentro de um mês.
3.19.5 Esquema, dose e volume
A primeira dose da vacina com componente da varicela é administrada aos 15 meses de idade (vacina tetraviral). Já a segunda é administrada aos 4 anos de idade (vacina varicela). Na profilaxia de pós-exposição, a vacina pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade. Para o usuário indígena que perdeu a oportunidade de receber o esquema quando criança, administre uma ou duas, conforme indicação da bula. O volume da dose da vacina é de 0,5 mL. Notas: • Não considere como válida a dose administrada a menores de 12 meses de idade na vigência de surto. Neste caso, mantenha o esquema vacinal. • Não administre tal vacina simultaneamente com a vacina febre amarela, estabelecendo o intervalo mínimo de 30 dias, salvo em situações especiais que impossibilitem manter o intervalo indicado. A via de administração recomendada é a subcutânea