SóProvas


ID
2062444
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a dengue, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A infecção por dengue pode ser assintomática ou causar doença cujo espectro inclui desde formas oligossintomáticas até quadros graves com choque, com ou sem hemorragia, podendo evoluir para o óbito.

II. Após as 24-48 horas da fase crítica da dengue, uma reabsorção gradual do fluido que havia sido extravasado para o compartimento extravascular ocorrerá nas 48-78 horas seguintes. Há uma melhora do estado geral, retorno do apetite, os sintomas gastrointestinais diminuem, o estado hemodinâmico estabiliza-se e a diurese retoma. Alguns pacientes podem apresentar um rash cutâneo. Alguns podem sentir prurido generalizado. Bradicardia e mudanças no eletrocardiograma são comuns durante esse estágio.

III. O tratamento baseia-se principalmente em hidratação adequada, levando em consideração o estadiamento da doença (grupos A, B, C e D), segundo os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, para decidir condutas, bem como o reconhecimento precoce dos sinais de alarme.

IV. Por ser uma doença de notificação compulsória, apenas os casos confirmados devem ser comunicados ao Serviço de Vigilância Epidemiológica o mais rapidamente possível.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d) I, II e III, apenas.


    IV. Por ser uma doença de notificação compulsória, todo caso suspeito deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica o mais rapidamente possível.

  • está questão não faz parte do filtro da legislação do DF deve ser retirada
  • Por ser uma doença de notificação compulsória, todo caso suspeito e/ou confirmado, deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, o mais rapidamente possível. Esse serviço deverá informar, imediatamente, o fato à equipe de controle vetorial local para a adoção das medidas necessárias ao combate do vetor. Em situações epidêmicas, a coleta e o fluxo dos dados devem permitir o acompanhamento da curva epidêmica, com vistas ao desencadeamento e avaliação das medidas de controle. Os casos graves devem ser notificados e investigados imediatamente, preferencialmente, durante o período de internação.

  • GABARITO ERRADO.

    O item II fala 48 -78 horas. Mas o guia de vigilância em saúde de 2019, diz "  quando uma reabsorção gradual do fluido que havia extravasado para o compartimento extravascular se dá nas 48-72 horas seguintes"

    https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/junho/25/guia-vigilancia-saude-volume-unico-3ed.pdf