SóProvas


ID
206266
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a renda ou produto de equilíbrio, em uma economia fechada, é verdadeiro afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Questão boa:
    a) A redução de tributação expande a demanda agregada e desloca a curva IS para esquerda. DIREITA b) A curva IS representa o equilíbrio no mercado de bens, e implica um aumento da taxa de juros que estimula o investimento e aumenta o nível de renda da economia.  A CURVA POR SI SÓ NÃO IMPLICA NADA. IS REPRESENTA O EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS, DERIVA DA IGUALDADE CLÁSSICA S=I  (POUPANÇA = INVESTIMENTO) c) O equilíbrio no mercado de bens é dado pela igualdade do investimento com a poupança privada mais o déficit orçamentário do governo. (PERFEITA, A QUESTÃO INDICA UMA ECONOMIA FECHADA Ip = Sp + (Sg-Ig) d) Em um esquema IS-LM, uma expansão monetária pode ser compensada, em termos de efeito sobre a renda de equilíbrio, por um aumento do déficit orçamentário do governo. (UMA REDUÇÃO) e) Uma operação de venda de títulos públicos aumenta  (DIMINUI) a oferta de moeda da economia e desloca a curva LM para direita. (ESQUERDA)
  • a - Errado (desloca para direita)
    b - Errada (aumento juros, desistimula investimento)
    c - Correta
    d - Errada (redução do défict do governo)
    e - Errada (reduz a oferta de moeda - retira $ da economia)
  • Resposta: C
    O equilíbrio no mercado de bens é representado pela curva IS, cujo nome deriva da abreviatura das iniciais das palavras inglesas Investment (Investimento) e Saving (Poupança). O equilíbrio no mercado de bens ocorre quando a oferta agregada iguala-se à demanda agregada, o que também equivale a dizer que o investimento se igualará à poupança. Então, em uma economia fechada:
    Iprivado + Ipúblico = Itotal = Sprivado + Sgoverno
    A poupança do governo,Sgoverno, corresponde à diferença entre o que o governo arrecada e o que o governo gasta. Se essa diferença for positiva, ter-se-á um superávit orçamentário, e a poupança do governo também será positiva; mas, se o saldo for negativo - em geral, o governo gasta mais do que arrecada -, haverá um déficit orçamentário, e a poupança do governo será negativa, o que é o caso da questão em tela. Desse modo, a assertiva está correta:
    Iprivado + Ipúblico = Itotal = Sprivado + Sgoverno = Sprivado + déficit orçamentário do governo

  • A) Errado. A curva IS é deslocada por todas as variáveis exógenas (variações em G, T, X, M, C), que não são induzidas pela variação de renda (isto é, por outros fatores, que não variações de renda). Mais uma vez, não deve ser confundida uma variação induzida (que seria um movimento ao longo da curva IS, motivada por alterações de “i" e “Y") com uma variação autônoma ou exógena (que representa um deslocamento da curva IS). Assim, um aumento do consumo, devido a um aumento da renda, é uma variação induzida, ao longo da IS; todavia, um aumento do consumo, devido a um aumento de patrimônio, é uma variação exógena, deslocando a IS. Assim, uma redução de tributação expande a demanda agregada e desloca a curva IS para DIREITA. Fonte: Economia Micro e Macro, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos. 

    B) Errado. A curva IS é o conjunto de pontos de equilíbrio no mercado de bens e serviços. Mais especificamente, a curva IS é o lugar geométrico das combinações de “i" (taxa de juros) e “Y"(renda) que equilibram o mercado de bens e serviços (ou seja, onde vazamentos são iguais às injeções, ou onde oferta agregada iguala a demanda agregada de bens e serviços), sendo assim a primeira parte da questão está correta, contudo a segunda parte, “um aumento da taxa de juros que estimula o investimento e aumenta o nível de renda da economia", invalida o item, já que o aumento de taxa de juros estimula a aplicação dos recursos em ativos remunerados por juros, mercado de capitais, desestimulando as empresas investirem. Fonte: Economia Micro e Macro, de Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.

    C) Errado. Para resolvermos esta questão, precisamos ter em mente as variáveis envolvidas, o equilíbrio no mercado de bens, investimento, poupança privada e déficit orçamentário do governo; e estabelecer uma relação entre elas.

    O equilíbrio é dado pela seguinte equação:

    S + T = I + G

    Como a questão trata da igualdade do investimento, isolaremos a variável “I":

    I = S + T - G

    T-G = superávit orçamentário

    Portanto, o equilíbrio no mercado de bens é dado pela igualdade do investimento com a poupança privada mais o SUPERÁVIT orçamentário do governo.

    D) Errado. Em um esquema IS-LM, uma expansão monetária desloca a curva LM para direita, já o déficit público desloca a curva IS, também, para direita, os dois movimentos corroboram com o aumento da renda, diversamente do movimento proposto pela questão, compensação.

    E) Errado. Uma operação de venda de títulos públicos, por meio do Banco Central, ele “enxuga" moeda do sistema; já que o dinheiro dado em troca do título sai de circulação na economia, tal política desloca a curva LM para esquerda.

    Gabarito Oficial: Letra “C".

    Gabarito sugerido: anulada.


  • Questão sem gabarito.

    c) O equilíbrio no mercado de bens é dado pela igualdade do investimento com a poupança privada mais o déficit orçamentário do governo.

    FALSO: A igualdade é com o SUPERÁVIT do governo, pois a poupança pública é a arrecadação menos a despesa (T - G).

    I = S

    Ipriv + Igov = Spriv + [ Sgov ] + Sext

    Ipriv + Igov = Spriv + [ T - G ] + Sext

    T - G = Superávit do governo

    G - T = Déficit do governo

    A questão deveria ter sido anulada.

    Bons estudos!