SóProvas


ID
2062945
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Dentre os aspectos listados:
1- Distribuir o tempo em função dos ritmos de aprendizagem dos alunos.
2- Agrupar os alunos segundo interesses, ritmos e progressos.
3- Diversificar o trabalho para a sua realização individual ou em grupo.

Podemos dizer que são princípios de uma educação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Princípios Norteadores:

     

    a. Ampliar a meta constitucional de municipalização das políticas públicas;

     

    b. A sustentação da política de inclusão que inclua a dimensão da interdisciplinaridade em seus fundamentos metodológicos. O aprofundamento do processo de inclusão social, neste momento, implica retirar a discussão da tradicional polarização entre “estratégias clínicas”, ao encargo da saúde versus “estratégias pedagógicas” ao encargo da educação;

     

    c. Repensar a função da escola e da saúde no processo de aprendizagem e socialização para além dos limites instituídos, em que à primeira cabe a informação e a segunda o tratamento de doenças.

     

    d. O enfrentamento da exclusão social de pessoas com deficiência implica saberes, formações e estruturas das instâncias administrativas para uma gestão colaborativa que exige uma ressignifi cação do papel do Estado na implementação das políticas.

  • São princípios da Educação Inclusiva:

     

    1- Distribuir o tempo em função dos ritmos de aprendizagem dos alunos.

     

    Fazer da aprendizagem o eixo das escolas, garantindo o tempo necessário para que todos possam aprender, tratando-os como um grupo homogêneo que avança no mesmo ritmo.

     

    O princípio da inclusão aponta para uma pedagogia equilibrada, entendendo que as diferenças humanas normais e que a aprendizagem deve ajustar-se às necessidades de cada aluno, e não os alunos adaptar-se ao ritmo imposto pelo processo educativo.

     

    2- Agrupar os alunos segundo interesses, ritmos e progressos.

     

    Mantoan (1999) defende que toda criança deve ir à escola regular, mesmo que seu desempenho escolar seja diferente do de seus colegas. Observa que não lidar com as diferenças existentes na escola (classe social, cor, idade, gênero, capacidade intelectual, interesse) é não perceber a diversidade que nos cerca, os muitos aspectos em que somos diferentes uns dos outros, transmitindo de forma implícita ou explícita que as diferenças devem ser ocultadas, tratadas à parte. Esta atitude de ocultamento, de certo modo, confirma-se na rejeição em aceitar as diferenças e, principalmente, as pessoas com alguma deficiência na escola regular.

     

    Certamente, existem condições orgânicas que tornam o sujeito mais propenso a encontrar dificuldades para aprender. Entretanto, a proposta da Educação Inclusiva se baseia justamente no pressuposto de que se a escola oferecer um currículo flexível e vinculado aos interesses individuais e sociais dos alunos, garantir acessibilidade de locomoção e comunicação em suas dependências, e desenvolver metodologias e práticas pedagógicas que atendam às demandas individuais, todos terão condições de aprender e se desenvolver juntos.

     

    3- Diversificar o trabalho para a sua realização individual ou em grupo.

     

    A interação entre colegas de turma, a aprendizagem colaborativa, a solidariedade entre alunos e entre estes e o professor devem ser estimuladas. Os professores, quando buscam obter o apoio dos alunos e propõem trabalhos diversificados e em grupo, desenvolvem formas de compartilhamento e difusão dos conhecimentos nas salas de aula.