SóProvas


ID
2063131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Processos de sistemas operacionais podem se encontrar em um dentre três estados.

O estado que caracteriza que um processo está adormecido, aguardando a ocorrência de um evento externo, caracterizando a entrega voluntária do uso do processador ao sistema operacional é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Os três estados dos processos são:

    em execução: realmente usando a CPU naquele instante

    pronto: executável; temporariamente parado para dar lugar a outro processo

    bloqueado: incapaz de executar enquanto não ocorrer um evento externo

  • Estados do processo

    Num sistema multiprogramável, um processo não deve alocar a CPU com exclusividade, de forma que possa existir um compartilhamento no uso do processador. Os processos passam por diferentes estados ao longo do processamento, em função de eventos gerados pelo sistema operacional, pelo hardware, ou pelo próprio programa. São estados possíveis de um processo:

    -          Criação: neste estado o processo está sendo alocado na memória, sendo criado no sistema. Todos os recursos necessários à execução do processo são reservados durante a passagem do processo por este estado, o que acontece uma única vez. Vários processos podem estar neste estado, ao mesmo tempo.

     

    -          Pronto: é o estado onde os processos, depois de criados ou quando retornam do tratamento de uma interrupção, permanecem aguardando a liberação da CPU para que possam iniciar ou continuar seu processamento. É como se fosse uma fila, gerenciada pelo sistema operacional, que se incumbe de organizar os processos de acordo com as informações contidas no contexto de software (identificação, quotas e privilégios). Vários processos podem estar neste estado, ao mesmo tempo.

    -          Execução: é onde o processo efetivamente utiliza a CPU. Ele permanece no processador até que seja interrompido ou termine sua execução. Neste estado, somente um processo pode permanecer de cada vez, já que existe apenas um processador.

    -          Espera: neste estado estão todos os processos que sofreram algum tipo de interrupção de E/S, onde permanecem até que a intervenção seja resolvida. Vários processos podem estar neste estado, ao mesmo tempo.

    -          Saída: é o estado final do processo, quando este termina seu processamento. Vários processos podem estar neste estado, ao mesmo tempo.

  • Gabarito E

    Em um sistema multiprogramável, os processos passam por diferentes estados ao longo do seu processamento, seja em função de eventos gerados pelo sistema operacional, seja pelo próprio processo. Um processo ativo pode ter três estados diferentes:

    Execução (running)
    Um processo está no estado de execução quando está sendo processado efetivamente pela CPU, ou seja, utilizando o processador. Em sistemas com um único processador, somente um processo pode estar em estado de execução em um dado instante. Em sistemas com mais de uma CPU ou com CPU com mais de um núcleo, o número de processos que pode estar em estado de execução ao mesmo tempo é igual ao número de processadores existentes. Neste tipo de sistema, também é possível que um mesmo processo esteja sendo executado em mais de um processador ao mesmo tempo.

    Pronto (ready) Um processo está no estado de pronto quando aguarda para ser executado. O sistema operacional é o responsável por determinar a ordem e os critérios pelos quais os processos em estado de pronto devem fazer uso do processador.

    Podem existir diversos processos em estado de pronto aguardando para serem executados. Estes processos são organizados em uma lista encadeada e são ordenados pela sua importância, permitindo que os processos com prioridade mais alta sejam executados primeiro.
    - Espera (wait) Um processo no estado de espera aguarda por algum evento externo ou por algum recurso para continuar sua execução, como por exemplo, aguardando alguma operação de entrada/saída.
    Os processos no estado de espera também são organizados em uma lista encadeada e, assim que o evento esperado aconteça, o processo que aguardava o evento é então transferido para o estado de pronto.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !