SóProvas


ID
2066023
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

RAID é uma solução computacional que permite combinar vários discos rígidos, fazendo com que o sistema operacional enxergue o conjunto de discos rígidos como uma única unidade de armazenamento, independentemente da quantidade de discos rígidos em uso.

O nível de RAID que duplica uma unidade de disco, ou seja, faz uma cópia da primeira unidade para outra unidade de disco rígido, é o nível

Alternativas
Comentários
  • RAID

    Tecnologia para armazenamento de dados em HDs que aumenta os recursos do barramento utilizado. Com o RAID (Tabela Redundante de Discos Independentes) é possível combinar vários HDs para que estes funcionem como se fossem um único disco. Quando ligamos dois HDs num computador, eles são completamente independentes entre si, “nem se ajudam, nem se atrapalham”, mas, com RAID, haverá uma relação estreita entre eles, que pode ser definida pelo modo de operação escolhido do RAID.

     

    RAID 0 ( Stripping – infileiramento) – A capacidade dos discos será somada.

    Ex: dois discos rígidos de 1 TB aparentarão ser um único disco de 2 TB. Os dados serão divididos entre os discos envolvidos, ou seja, quando um arquivo for gravado, metade dele vai para um disco, a outra metade é gravada no outro.

     

    RAID 1- (Mirroring – espelhamento) – eles serão sempre cópias idênticas. Cada arquivo gravado é colocado em todos os discos ao mesmo tempo.

    Ex: dois discos de 1 TB serão combinados e aparentarão ser, para o sistema operacional, um único disco de 1 TB.

    GABARITO:B

     

    Fonte: Informática para concurso, teoria e questões, 5º edição, série provas e concursos, João Antonio. 

  • Raid 1

    No RAID 1 os discos rígidos são espelhados, por isso o nome de Mirroring. Isto proporciona redundância caso um disco dê algum problema e pare, você ainda terá seus dados/sistemas intactos. Ao contrário do RAID 0, onde o espaço total combinado das unidades é usado, no RAID 1 utiliza-se apenas metade do espaço, uma vez que a segunda unidade será usada para redundância, ou seja "um espelho" ou clone do disco. -portanto, com 2 discos rígidos de 500GB em RAID 1, você terá apenas 500Gb de armazenamento. Para utilizar RAID 1, ambos os discos rígidos necessitam ser de tamanhos (de armazenamento) exatamente iguais.

    Vantagens:
    Redundância
    Segurança contra perda de dados
    Velocidade

    Desvantagens:
    O espaço total não é utilizado de forma eficiente. Uma vez que ambas as unidades são cópias idênticas uma da outra, apenas metade do tamanho total combinado é usado.

    Quando usar:
    O RAID 1 não é bom para quem deseja espaço de armazenamento, mas é muito bom para quem deseja velocidade e redundância. Servidores geralmente têm dois níveis de RAID: um array RAID 1, que contém o sistema operacional e só, e um segundo nível de RAID (geralmente RAID 5) para o armazenamento de dados.

     

    [ Fonte: http://escreveassim.com.br/2013/07/02/o-que-e-raid-conheca-seus-tipos-e-niveis-mais-comuns/ ]

     

     

  • Definição de RAID: RAID significa “Redundant Array of Inexpensive Disks”. Pesquisadores da Universidade de Berkeley na Califórnia foram os que publicaram um estudo definindo o RAID, as suas características e tecnologias. Atualmente existem onze tipos de RAID: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, 53 e 0+1.

    RAID 1 (mirror e duplexing)
    O RAID 1 também é conhecido como “espelhamento”, ou seja, os dados do computador são divididos e gravados em dois ou mais discos ao mesmo tempo, oferecendo, portanto, uma redundância dos dados com segurança contra falha em disco. Esse nível de RAID tende a ter uma demora maior na gravação de dados nos discos, pelo fato da replicação ocorrer entre os dois discos instalados, mais sua leitura será mais rápida, pois o sistema terá duas pontes de procura para achar os arquivos requeridos.

    Neste nível são utilizados dois discos, sendo que o segundo terá uma cópia idêntica do primeiro, ou seja, um CLONE. Na prática, será como se existisse apenas um único disco rígido instalado, pois o segundo seria usado para espelhamento dos dados gravados no primeiro –  mas caso o disco principal falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade e a segurança do sistema.

    Um detalhe importante em RAID 1 é que, caso os dois discos estejam na mesma IDE, (1º em master e o 2º em slave), você teria que resetar o micro caso o primeiro disco quebrar, usando um disco por IDE a placa fará a troca automaticamente, sem necessidade de reset.

     

    https://www.baboo.com.br/tutorial/entendendo-os-niveis-de-raid-redundant-array-of-inexpensive-disks/

  • GABARITO: B

    Pesquisei sobre o RAID e li que é o nível 1 que é responsável pela duplicação dos discos, pois não domino esse assunto.

  • Gabarito B

    O RAID 1 (Mirroring) é um modo permite usar dois HDs, sendo que o segundo armazenará uma imagem idêntica do primeiro. Na pratica, será como se você tivesse apenas um disco rígido instalado, mas caso o disco titular falhe por qualquer motivo, você terá uma cópia de segurança armazenada no segundo disco. Este é o modo ideal se você deseja aumentar a confiabilidade do sistema.

    Também é possível utilizar RAID 1 com quatro ou mais discos (desde que seja utilizado sempre um número par). Neste caso, um dos discos de cada par é visto pelo sistema como um HD separado e o outro fica oculto, guardado a cópia atualizada do primeiro. Ao utilizar 4 HDs de 500 GB em RAID 1, por exemplo, o sistema enxergaria 2 HDs, de 500 GB cada um.

    Usar RAID 1 não proporciona qualquer ganho de desempenho. Pelo contrário, ele acaba causando uma pequena perda em comparação com usar um único drive, já que todas as alterações precisam ser duplicadas e realizadas em ambos os drives.

    Caso um dos HDs titulares falhe, o segundo entra em ação automaticamente, substituindo-o até que você possa substituir o drive.

    Uma dica é que, ao fazer RAID 1 utilizando discos IDE, procure colocar um em cada uma das duas interfaces IDE da placa, isto melhorará o desempenho. Outro ponto é que caso os dois discos estejam na mesma interface, como master e slave, você precisa reiniciar o micro caso o primeiro falhe. Usando um em cada interface, a controladora fará a troca automaticamente, sem necessidade de reset. Da próxima vez que inicializar o micro você receberá um aviso pedindo para substituir o HD defeituoso.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Obrigado Professor Victor Dalton!

  • Em servidores de rede, é comum a utilização de discos combinados em um sistema RAID.
    A velocidade de acesso aos dados, além da disponibilidade em caso de erro em um dos discos, favorece a operação full time da rede de computadores.
    O nível RAID 1 duplica o conteúdo de uma unidade de disco em outra unidade.

    Resultado de imagem para raid 1

    Gabarito: Letra B.

  • Gabarito B

    RAID

    o  RAID 0: melhorar o desempenho do servidor;

    o  RAID 1: Mirroring;

    o  RAID 10 ou RAID 1+0: Mirroring + melhorar o desempenho do servidor;

  • Vídeo da Dell Brasil:

    https://www.youtube.com/watch?v=PMX61TisJgY

    https://www.youtube.com/watch?v=8V5FoTQpjIE

  • Raid 0

    fatiamento das informações para melhorar o desempenho do computador.

    Raid 1

    duplicação dos discos, espelhamento, recuperação.

    lembrando que o Raid 0 pode ser usado com o Raid 1 em conjunto.

    Gab: B

  • pensei na piramide

    nivel 1 - disco rigido

    nivel 2 - ram

    nivel 3 - cache

    nivel 4 - registradores

    se estiver errado por favor comente , não desista sua hora vai chegar......