SóProvas


ID
2066050
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Hubs, repetidores e gateways são aparelhos que possuem funções parecidas relacionadas à conexão de computadores.

Em relação a esses dispositivos de comutação, analise as afirmativas a seguir.

I. Os repetidores reconhecem quadros e pacotes para amplificar o sinal.

II. Todas as linhas que chegam a um hub devem operar na mesma velocidade.

III. Gateways de transporte são dispositivos que conectam dois computadores que utilizam diferentes protocolos de transporte orientados a conexões.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • I: ERRADO

     

    Os repetidores são dispositivos analógicos que trabalham com sinais nos cabos aos quais são conectados. Um sinal que aparece em um deles é limpo, ampliado e alocado em outro cabo. Os repetidores não reconhecem quadros, pacotes ou cabeçalhos. Eles entendem os símbolos codificados em bits como volts (TANENBAUM, 2011).

  • Os hubs só recebem cabos com a mesma velocidade?? WHAT?

  • Hub: apenas retransmite tudo o que recebe para todos os micros conectados a ele, como se fosse um espelho. Isso significa que apenas um micro pode transmitir dados de cada vez e que todas as placas precisam operar na mesma velocidade, que é sempre nivelada por baixo. Caso você coloque um micro com uma placa de 10 megabits na rede, a rede toda passará a trabalhar a 10 megabits.

     

    Fonte: http://www.hardware.com.br/livros/redes/hubs-switches-bridges-roteadores.html

  • Para os que possuem acesso limitado. GABARITO:D

  • II. Todas as linhas que chegam a um hub devem operar na mesma velocidade. 

    Certo? Discordo!  Existem os Hubs de Múltiplas Velocidades que podem operar com mais de uma velocidade. 

    Eles suportam taxas de transferências de 10/100/1000 Mbps. É bem verdade que as máquinas que operam a 10 Mbps apenas se comunicam com outra de 10 Mbps, e assim acontece com as de 100 Mbps e as de 1000 Mbps. Mas, isso não significa que o Hub deve receber somente uma velocidade. 
    Fonte:

    Informática para Concursos de Técnico e Analista dos Tribunais e MPU, Emannuelle Rolim, 2016. 

    https://books.google.com.br/books?id=dIr2DAAAQBAJ&pg=PT766&lpg=PT766&dq=hubs+m%C3%BAltiplas+velocidades&source=bl&ots=5sbCLYopu0&sig=hczRssRYU7WttNZocrh4jkUHXUI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiP8-7PiJjTAhVGC5AKHYP_A08Q6AEINjAI#v=onepage&q=hubs%20m%C3%BAltiplas%20velocidades&f=false 

  • Repetidores

    Dispositivo que opera apenas na camada física recebendo um sinal de entrada, regenerando-o e enviando para a porta de saída. Com o objetivo de manter a inteligibilidade dos dados, o repetidor é um regenerador de sinais (não um amplificador), pois refaz os sinais originais (deformados pela atenuação/ruído) tentando anular a interferência do ruído. Por definição, não efetua nenhum tipo de filtragem. Sua utilização requer estudos relacionados ao padrão do meio físico e a susceptibilidade do ruído neste.

    https://www.diegomacedo.com.br/dispositivos-de-interconexoes-de-redes-de-computadores/#more-1684

     

  • GABARITO "D".
    DISCORDO.

  • I. Os repetidores reconhecem quadros e pacotes para amplificar o sinal. (ERRADO)

     

    R) Em informática, repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles regeneram eletricamente os sinais e os retransmite pelo mesmo segmento no meio físico.Um repetidor atua na camada física (Modelo OSI). Ele recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e repete-os nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos destes dispositivos em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede.

     

    II. Todas as linhas que chegam a um hub devem operar na mesma velocidade. (CERTO)

    R)  o hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

     

    III. Gateways de transporte são dispositivos que conectam dois computadores que utilizam diferentes protocolos de transporte orientados a conexões.(CERTO)

     

    Um Gateway, ou ponte de ligação, é uma máquina intermediária destinada, geralmente, a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.

    Gateways habilitam a comunicação entre diferentes arquiteturas e ambientes. Ele realiza a conversão dos dados de um ambiente para o outro, de un modo tal que cada ambiente seja capaz de entender os dados. Eles podem, ainda, mudar o formato de uma mensagem, de tal forma que ela fique de acordo com o que é exigido pela aplicação que estará recebendo esses dados. Por exemplo, um gateway pode receber às mensagens em um formato de rede, traduzi-las e encaminha-las no formato de rede usado pelo receptor. Um gateway liga dois sistemas que não usam:

    » Os mesmos protocolos de comunicação.

    » A mesma estrutura de formatação de dados.

    » A mesma linguagem.

    » A mesma arquitetura de rede.

  • Erro da alternativa I: repetidores atuam na camada 1, sendo assim interpretam apenas sinais eletricos e não quadros. Para interpretar quadros o equipamento precisa estar na camada 2 ou acima.

  • Os equipamentos de rede são construídos e programados para realizar tarefas específicas.
    Os repetidores tem a função de receber um sinal, regenerar o sinal caso necessário, e transmitir até o próximo nó, aumentando o alcance da rede.
    Eles não reconhecem os quadros (conteúdos) que estão recebendo, e trabalham apenas com a regeneração e retransmissão dos pacotes.

    Gabarito: Letra D
  • Os equipamentos de rede são construídos e programados para realizar tarefas específicas.
    Os repetidores tem a função de receber um sinal, regenerar o sinal caso necessário, e transmitir até o próximo nó, aumentando o alcance da rede.
    Eles não reconhecem os quadros (conteúdos) que estão recebendo, e trabalham apenas com a regeneração e retransmissão dos pacotes.

    Gabarito: Letra D

     

    RESPOSTA DO PROFESSOR QC  Fernando Nishimura 

  • II. Todas as linhas que chegam a um hub devem operar na mesma velocidade. FALSO

    Elas podem operar na mesma velocidade, mas não devem, você pode usar uma interface giga e outra fast em um hub e elas se comunicam sem problema.

  • REPETIDOR: dispositivo que amplifica, recupera ou regenera sinais de transmissão para compensar distorção ou atenuação de sinal antes de enviá-los para o destino, alcançando maiores distâncias. Existem Repetidores com fio e sem fio.

    HUB: ''concentrador de conexões". Utilizado para conectar 2 ou + computadores em uma rede. O processo de distribuição de dados efetuado por um hub é chamado de difusão (broadcast).

    GATEWAY: porta de ligação de uma rede interna com uma rede externa. É um termo que indica o dispositivo que realiza a função de porta de ligação de uma rede interna com uma rede externa.