-
I -CERTO - --> As LANs de difusão admitem diversas topologias. A Figura 1.7 mostra duas delas. Em uma rede de barramento (isto é, um cabo linear), em qualquer instante no máximo uma máquina desempenha a função de mestre e pode realizar uma transmissão. Nesse momento, as outras máquinas serão impedidas de enviar qualquer tipo de mensagem. Então, será preciso criar um mecanismo de arbitragem para resolver conflitos quando duas ou mais máquinas quiserem fazer uma transmissão simultaneamente. O mecanismo de arbitragem pode ser centralizado ou distribuído.
II - ERRADO -->A Ethernet tinha um aperfeiçoamento importante em relação à ALOHANET: antes de transmitir, primeiro um computador inspecionava o cabo para ver se alguém mais já estava transmitindo. Nesse caso, o computador ficava impedido até a transmissão atual terminar. Isso evitava interferências com transmissões em andamento, o que proporcionava uma eficiência muito maio
III - ERRADO--> Um segundo tipo de sistema de difusão é o anel. Em um anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence. Em geral, cada bit percorre todo o anel no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido. Assim como ocorre em todos os outros sistemas de difusão, existe a necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao anel. São usados vários métodos, como fazer as máquinas adotarem turnos. O IEEE 802.5 (a rede Token Ring da IBM) é uma rede local baseada em anel que opera a 4 e 16 Mbps. O FDDI é outro exemplo de uma rede de anel.
-
Em uma rede de barramento, no máximo uma máquina desempenha a função de mestre e pode realizar uma transmissão.
Existem mecanismos de arbitragem para resolver conflitos quando duas ou mais máquinas quiserem fazer uma transmissão simultaneamente.
O mecanismo de arbitragem pode ser centralizado ou distribuído.
Na Ethernet, antes de transmitir, primeiro um computador inspecionava o cabo para ver se alguém mais já estava transmitindo.
Nesse caso, o computador ficava impedido até a transmissão atual terminar.
Em um anel, cada bit se propaga de modo independente, sem esperar pelo restante do pacote ao qual pertence.
Em geral, cada bit percorre todo o anel no intervalo de tempo em que alguns bits são enviados, muitas vezes até mesmo antes de o pacote ter sido inteiramente transmitido.
Assim como ocorre em todos os outros sistemas de difusão, existe a necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao anel. São usados vários métodos, como fazer as máquinas adotarem turnos.
O IEEE 802.5 (a rede Token Ring da IBM) é uma rede local baseada em anel que opera a 4 e 16 Mbps.
O FDDI é outro exemplo de uma rede de anel.
-
As redes de computadores, assim como as redes de comunicação em geral, possuem estruturas e topologias que favorecem o formato de disseminação e entrega dos dados.
Em uma rede de difusão de barramento, em um dado instante, pode haver, no máximo, uma máquina desempenhando a função de mestre e podendo realizar uma transmissão. O barramento permanece ocupado enquanto houver uma transmissão em andamento. O emissor é responsável por finalizar a transmissão e informar os demais componentes do barramento sobre a liberação do canal para novas transmissões.
Em uma rede Ethernet, se dois ou mais pacotes colidirem, cada computador fará uma nova tentativa de reenvio do seu pacote no momento em que a colisão é sinalizada. Isto está errado. Quando a transmissão no canal Ethernet é pelo UDP, temos envio sem verificação de entrega, logo, caso ocorra uma colisão, os dados não serão reenviados e a transmissão continua.
Em uma topologia em anel típica há a necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao anel. Como o canal se assemelha a um barramento, se não houver controle, as estações tentam enviar dados enquanto o canal estiver ocupado.
Gabarito: Letra A.
-
Sendo bem direto e sem firulas ou lero lero...(vem pra ca q eu tbm queroo)
I -CERTO
II - ERRADO -->Antes de transmitir, primeiro um computador inspeciona o cabo para ver se alguém mais já estava transmitindo. se ocorrer uma colisão, para a tranismissão imediatamente e tenta depois de um tempo aleatório.
III - ERRADO--> Assim como ocorre em todos os outros sistemas de difusão, existe a necessidade de se definir alguma regra para arbitrar os acessos simultâneos ao anel(Ex.: Turnos).
-
No item II. A tentativa de retransmissão não é simultânea.
-
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Prof. Diego Carvalho
(I) Correto. Em um barramento, em qualquer instante, no máximo uma máquina poderá realizar uma transmissão e ela será chamada de mestre. Nesse momento, outras máquinas serão impedidas de enviar qualquer tipo de mensagem, sendo necessário haver um mecanismo para detectar colisões;
(II) Errado, se fosse no momento em que a colisão era sinalizada, ambos enviariam novamente e haveria uma nova colisão. Logo, cada computador fará uma nova tentativa de reenvio do seu pacote em um tempo aleatório para evitar nova colisão;
(III) Errado, há necessidade de se definir algum mecanismo para arbitrar os acessos simultâneos ao anel – esse mecanismo é a posse do token.