No governo do general Ernesto Geisel foi iniciado o processo de abertura “lenta, gradual e segura". Tal processo visava restaurar o Estado de Direito e, retornar o poder à sociedade civil, voltando os militares para a caserna. No entanto, tal processo deveria ser feito de forma a evitar revanches ou algum tipo de movimento revolucionário que modificasse a estrutura sócio econômica de então.
Já no governo seguinte, do general João Figueiredo, têm lugar alguns acontecimentos emblemáticos tais como a anistia ampla, geral e irrestrita além da abertura do pluripartidarismo. No final do mandato de Figueiredo o deputado Dante de Oliveira propôs, no congresso, o restabelecimento imediato das eleições diretas, como emenda à constituição de 1967. A mobilização da sociedade civil gerou , ao redor do país, o movimento das “ Diretas – Já"
Por ser uma emenda à constituição era necessária a aprovação de 2/3 na Câmara dos Deputados. Isto significava 320 votos a favor para que a proposta seguisse para o Senado. 298 votaram a favor, 65 contra, 3 abstenções e 115 faltas. A emenda foi rejeitada apesar do apoio de 84% dos brasileiros.
A questão pede que seja apontado o cargo para o qual deveria haver imediata eleição direta ,segundo a emenda Dante de Oliveira.
A) INCORRETA – Embora não totalmente livres havia eleição direta para deputado federal.
B) INCORRETA- Embora não totalmente livres havia eleição direta para deputado estadual.
C) INCORRETA- Embora não totalmente livres havia eleição direta para prefeito.
D) INCORRETA- Embora não totalmente livres havia eleição direta para senador.
E) CORRETA – a proposta era de eleição direta imediata para o cargo de presidente da república, o que não acontecia desde 1964
. Gabarito do Professor: Letra E.