A exploração dos polos começou a ser feita por diversas razões. Algumas pessoas buscavam a fama que viria por terem sido as primeiras a chegar a esses lugares desconhecidos. Outras esperavam descobrir atalhos entre a Europa e o leste da Ásia. Outras, ainda, queriam ficar ricas caçando focas e baleias. Recentemente, começaram a ser feitas explorações para obter informações científicas e explorar petróleo e gás.
O Pólo Norte não é como o Sul: não há terra para além de Europa, Ásia e América do Norte. O que há no topo do mundo é água fresca congelada. Dessa forma, a regra que rege a área é a Lei do Mar. O que ela determina é que todo país tem o direito de controlar até 200 milhas de distância de sua costa – equivalente a 370 quilômetros.
Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (por conta do Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
O Conselho Ártico foi criado em 1996 com um discurso de dividir a responsabilidade pelo derretimento da água fresca que, um dia, congelou no pólo. A mesma água que, uma vez derretida em consequência do aquecimento global, mudará as correntes, cobrirá Amsterdã e carregará consigo o clima da Terra.
O que está em jogo hoje em dia é a exploração de petróleo e gás, embora ela seja caríssima e considerada, por muitos, inviável por conta das condições inumanas na região.
A questão pede que seja assinalada a alternativa que mostra a principal recomendação para o Brasil em relação ao Ártico
A) INCORRETA- O brasil explora petróleo off shore em suas águas territoriais e fornece apoio técnico à outras regiões mas não ao Ártico.
B) INCORRETA- O Brasil não tem interesse nem permissão de pesca na região.
C) INCORRETA- Zooplancton não tem , até o presente momento, produção artificial.
D) INCORRETA- Não cabe ao Brasil tal atitude mas sim aos Estados que tem interesse direto na região.
E) CORRETA – Embora o Brasil não tenha participação direta no Ártico, cabe ao país, por conta de interesses comerciais e por ser signatário de tratados de meio ambiente, ajudar o monitoramento das transformações na região.
Gabarito do professor: Letra E.