SóProvas


ID
2066317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Quando falamos que vivemos numa “cultura do consumo”, é quase inevitável que a constatação seja acompanhada de uma carga negativa. O termo é frequentemente associado a um materialismo banal que teria surgido nos últimos anos. Um exemplo da dimensão do tema está no fato de que, na esfera individual, ao adquirir um determinado bem ou serviço, principalmente algo supérfluo, ajudamos a construir nossa própria identidade. Hoje, comprar um carro esportivo de dois lugares ou uma minivan com capacidade para sete passageiros representa uma afirmação sobre o que somos e o que não somos. O mesmo vale para um terno de corte impecável ou um blazer desconjuntado, um patê de foie gras ou um pacote de pipoca. Isso ajuda a nos diferenciar de um vizinho e a nos aproximar de outro. 

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/764/noticias/consumo-e-cultura-m0043391>.Acesso em: 30 maio 2016.

Essa análise do tipo de cultura das sociedades contemporâneas revela a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: d) destaque da definição do perfil de consumo.

    Bons estudos!

  • Conhecimentos gerais ou interpretação de texto?

  • Desde a primeira revolução industrial, na Inglaterra da segunda metade do século XVIII, as sociedades ocidentais, depois seguidas pelas orientais por conta da pressão do Ocidente, vem-se tornando mais e mais sociedades de consumo. Consumir torna-se um modo de vida.
     A questão pede que seja assinalada a alternativa que apresenta o que a “análise do tipo de cultura das sociedades contemporâneas" revela 
    A) INCORRETA- O trecho e a questão proposta tratam da situação acerca de aumento e perfil de consumo e não restrição. 
    B) INCORRETA- Embora seja possível a associação entre consumo e competitividade , não é do que o trecho transcrito trata.
    C) INCORRETA- O trecho não trata de consumidores em si. Trata de como o consumo define perfis de pessoas e de situação social. 
    D) CORRETA- A análise apresentada permite definir perfis de consumo, que , por sua vez, permitem a ação da propaganda e da produção. 
    E) INCORRETA – O trecho trata de consumo e não de relações sociais entre vizinhos 
    Gabarito do professor: Letra D.