SóProvas


ID
2066320
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia

No processo de integração econômica regional, existe uma fase que, além de permitir a livre circulação de mercadorias, permite a livre circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas. É importante frisar que, além da livre circulação de bens, serviços e fatores de produção, todos os países signatários devem acordar sobre a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, ou seja, seguir os mesmos parâmetros para determinar uma política cambial, monetária e fiscal coordenada entre todos.

Disponível em: <http://www.fesmippb.org.br/cienciajuridica/artigos/01/08.html>. Acesso em: 30 maio 2016. Adaptado

Essa fase do processo de integração regional mencionada é denominada

Alternativas
Comentários
  • A teoria do comércio internacional registra a classificação de cinco tipos de associação entre países que decidem integrar suas economias: 
    a) a Zona de Preferência Tarifária é o mais elementar dos processos de integração, apenas assegura níveis tarifários preferenciais para o grupo de países que conformam a Zona. Estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo são inferiores às tarifas cobradas de países não membros. 

    b) a Zona de Livre Comércio (ZLC), consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os países que constituem a ZLC.

    c) a União Aduaneira é uma Zona de Livre Comércio que adota também uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de países aplica uma tarifa para suas importações provenientes de países não pertencentes ao grupo qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação de bens entre si com tarifa zero. 

    d) O Mercado Comum, é o quarto estágio de integração econômica, difere fundamentalmente da União Aduaneira porque, além da livre circulação de mercadorias, requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas. Porém, deve-se ressaltar que, além da livre circulação de bens, serviços e fatores de produção, todos os países membros de um Mercado Comum devem seguir os mesmos parâmetros para fixar a política monetária (fixação de taxas de juros), a política cambial (taxa de câmbio da moeda nacional) e a política fiscal (tributação e controle de gastos pelo Estado), ou seja, os países membros devem concordar com o avanço integrado da coordenação das suas políticas macroeconômicas. 

    e) A União Econômica Monetária é a etapa mais avançada dos processos de integração econômica, até agora alcançada apenas pela União Européia. A União Econômica e Monetária ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por um Banco Central comunitário. A União Européia tem, desde 2003, como moeda corrente o Euro, cuja emissão, controle e fiscalização dependem do Banco Central Europeu. 

     

  • Alternativa: B. Mercado Comum.

    Bons estudos!

  • A União econômica e monetária como etapa mais avançada do processo de integração econômica deveria englobar as características do mercado comum... Ou seja, na união E.M existe também a livre passagem de capitais e pessoas.

  • O texto de apoio aborda o sistema de negociações para a criação de mecanismos de cooperação multilateral regional ente países. O enunciado questiona qual fase da integração regional foi apresentada.

    A) A União Aduaneira é uma forma de integração bem mais restrita que a descrita no texto, que não prevê a livre circulação de pessoas por exemplo.

    B) Livre circulação de pessoas e mercadorias além da criação de políticas macroeconômicas em comum caracterizam a criação de um Mercado Comum que é a base de um bloco de integração regional. Alternativa correta.

    C) A Zona de Livre Comércio aborda mais aspectos comerciais que econômicos necessariamente. também não prevê livre circulação de pessoas.

    D) União Econômica e Monetária é bem posterior ao descrito no texto e geralmente ocorre após a integração de diversos outros aspectos como ocorreu na criação e consolidação da União Europeia. 

    E) É uma das mais superficiais formas de integração regional caracterizada apenas pelo acesso preferencial aos mercados internos dos países participantes através de facilidades tributárias e alfandegárias. 




     Gabarito do professor: B