Para responder de forma adequada à questão é preciso ter um mínimo de conhecimento da obra do geógrafo Milton Santos, pioneiro em vários setores dos estudos de Geografia.
Milton Santos foi considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Sua obra caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo.
Em seu livro “Por uma Geografia Nova", em linhas gerais, o autor criticou a corrente de pensamento Nova Geografia, com obras repletas de dados estatísticos e, segundo ele , de caráter neo-positivista.
Um dos conceitos mais difundidos e explorados por esse geógrafo foi a noção de “meio técnico-científico informacional", que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através do uso das técnicas, que difundiram graças ao processo de globalização e a propagação de novas tecnologias.
A questão versa sobre a questão das migrações dentro do território brasileiro, acelerada a partir da década de 1950, que leva à ocupação de territórios por populações de várias origens estaduais.
Em uma as alternativas há a apresentação de fatores que podem ser associados à situação descrita no trecho transcrito acerca das migrações e composição de população.
A) INCORRETA- O fim da escravidão data do século XIX e, por conseguinte, não se relaciona com a expansão do agro negócio do século XXI tampouco com as migrações
B) INCORRETA- A falência das indústrias têxtis deve-se à entrada de tecidos estrangeiros com baixas taxas alfandegárias no final do século XX. Mas, o aumento do comércio externo não se liga diretamente com as migrações
C) CORRETA- A criação de planta em outras áreas do país, além do sudeste, e o crescimento econômico da segunda metade do século XX e início do século XXI relacionam-se com as migrações e composição heterogênea de populações.
D) INCORRETA – O crescimento da cafeicultura é do século XIX e estimulou a entrada de imigrantes.
E) INCORRETA - Os fatos citados não se relacionam nem com a migrações nem com a composição variadas das populações ao longo do território brasileiro.
Gabarito do professor: Letra C.
Gabarito''C''.
O processo descrito no enunciado coincide com o predomínio do meio técnico no Brasil, a partir da década de 1950 com a industrialização pesada em São Paulo e o início das articulações regionais, permitindo maior mobilidade no território, gerando, assim, intensa migração em direção ao Sudeste, por conta de seu desenvolvimento econômico.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!