SóProvas


ID
2066338
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e o nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.

No Brasil não é diferente: à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e energia nuclear.

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/
fontes-energia-brasil.htm>. Acesso em: 11 maio 2016. Adaptado.

Sobre, especificamente, as fontes renováveis no Brasil, há uma associação adequada entre os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • gab letra E

    persista !

  • Biomassa é todo material orgânico, de origem animal ou vegetal, que inclui plantações energéticas e resíduos (agrícolas, industriais, urbanos), que pode ser utilizado na produção de energia. 

     

    Responde a 8% da matriz brasileira (2016), apresentando a segunda maior participação.

  • A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país. Não por acaso, a maioria das usinas existentes encontra-se nessa região. Em segundo lugar, fica o sudeste, com 29,7 GW; seguido pelo sul, com 22,8 GW; o norte, com 12,8 GW; e o centro-oeste, com uma capacidade de 3,1 GW.

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-eolica-no-brasil.htm

  • O erro da A foi ter incluído o Norte.

  • Uma das grandes interrogações acerca de como prosseguir com o modelo industrial vigente na maior parte do planeta é aquela referente à produção de energia, de preferência renovável e que não traga poluição ou desgaste excessivo do meio ambiente. E, via de regra, o maior consumo de energia está associado ao maior desenvolvimento econômico do país ou da região.
    Há que manter o índice de crescimento de produção de energia para sustentar o crescimento das economias e a riqueza dos produtores. A atual matriz energética dominante baseia-se queima de combustíveis fósseis, carvão mineral e petróleo que, além de não serem renováveis, são altamente poluentes. 
    Após a segunda guerra mundial caminhou-se em direção à produção de energia atômica , a princípio tida como não poluente e renovável. No entanto, acidentes com usinas atômicas – com especial destaque para o desastre de Tchernobil - e o problema de descarte do lixo atômico – na maioria das vezes feito pelos países mais industrializados em regiões periféricas - mostraram que a energia atômica pode não ser a solução para a matriz industrial da sociedade moderna ou pós moderna. No Brasil há a utilização do petróleo mas , percebe-se o crescimento de pesquisa e utilização de fontes alternativas e renováveis de energia. 
    A questão pede que seja apontada a alternativa que descreve uma associação correta entre os elementos relativos à produção de energia renovável no Brasil.
    A) INCORRETA- A energia eólica tem grande potencial na região nordeste mas não na região norte, por conta da densidade da floresta amazônica.
    B) INCORRETA- O Brasil tem grande potencial para energia solar mas ... a tecnologia para sua produção ainda é cara 
    C) INCORRETA- a energia geotérmica não produz lixo atômico. 
    D) INCORRETA – As usinas hidrelétricas podem ter alto impacto ambiental por conta da necessidade de serem criadas  represas artificiais para abastecimento da usina. Isso afeta regime de rios, de chuvas e a fauna local.
    E) CORRETA – Tem havido bastante sucesso com a produção de energia através da biomassa, principalmente do bagaço da cana. 
    Gabarito do profesor: Letra E.