SóProvas


ID
2066341
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No campo previdenciário, o aumento da longevidade da população brasileira resulta no alongamento do período em que o aposentado ou pensionista permanece no sistema, recebendo benefícios. [...] Embora a concessão de benefícios por um período mais longo resulte em maior dispêndio na manutenção do aposentado ou pensionista, não haveria problemas maiores para o financiamento da Previdência Social caso o aumento da quantidade de pessoas em idade de trabalho (fase de ouro da transição demográfica) resultasse em condizente aumento da arrecadação da contribuição de empregados e empregadores.

LACERDA, Antônio Corrêa de. [et al.] Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2013, p.265. Adaptado.


Dessa forma, na atual fase da evolução demográfica brasileira, o impacto positivo sobre as receitas da Previdência Social depende da capacidade de a economia brasileira apresentar

Alternativas
Comentários
  • SE O EMPREGADO JÁ ESTÁ NO MERCADO FORMAL E TEM SUA CARTEIRA ASSINADA, NÃO PRECISA "ASSINAR" DE NOVO. PARA ARRECADAR MAIS, O ESTADO DEVE CRIAR/INCENTIVAR MAIS EMPREGOS EM NÚMEROS QUE CORRESPONDA A DEMANDA/PROCURA.

  • A Europa e a América Latina têm sido palco de intensa polêmica e de medidas inovadoras em torno da reforma de seus sistemas de seguridade social, em razão da chamada crise fiscal do Estado. De fato, o desequilíbrio das contas públicas vem constituindo o grande argumento em favor da redução das despesas previdenciárias, como – no caso da América Latina e, particularmente, do Brasil – uma das formas de liberar recursos para o pagamento de juros e encargos da dívida pública. 
    Associados à questão do déficit fiscal, aparecem o desemprego de décadas e as mudanças nas relações de trabalho orientadas pelo critério da flexibilização, além da  crescente informalidade, para agravar a questão da previdência. 
    O maior problema é a não equivalência entre o quantitativo de população trabalhadora que contribui para a previdência e a quantidade de aposentados que está fora do mercado de trabalho e recebendo  seus benefícios de direito. É preciso não esquecer que a população do Brasil está envelhecendo em função do aumento da expectativa de vida. É esta a situação apresentada no texto disponibilizado na entrada da questão. 
    Pede-se que seja apontada, entre as alternativas, a que descreve a ação necessária para que a questão da previdência tenha um impacto positivo. 
    A) INCORRETA- O trabalho informal não necessariamente permitirá a maior arrecadação, a não ser que o trabalhador faça sua contribuição como autônomo. 
    B) INCORRETA-.O arrecadamento de recursos no sistema financeiro só trará aumento da dívida pública 
    C) INCORRETA- O recadastramento não traz o aumento do quantitativo de contribuintes.
    D) INCORRETA-.A medicina preventiva trará o aumento da qualidade e esperança de vida dos brasileiros mas não a maior contribuição. 
    E) CORRETA – A geração de empregos formais em quantidade suficiente para absorver a mão de obra em idade produtiva vai permitir uma maior arrecadação e o possível equilíbrio das contas
    Gabarito do professor: Letra E.
  • GABARITO - E

    A geração de empregos formais em quantidade adequada para absorver a mão de obra em idade produtiva permitirá uma maior arrecadação e o possível equilíbrio das contas.