SóProvas


ID
2066350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A agropecuária, devido ao número de pessoas que emprega, constitui-se em mercado potencial para os bens industriais. Contudo, essa função diminuiu de importância ao longo do tempo à medida que a agropecuária perde importância relativa dentro da economia. No entanto, [...] ela cria mercado para outros tipos de produtos industriais, como os produzidos pela indústria de bens de capitais.

BACHA, Carlos J. Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2ª ed., 2012, p.26.


A última situação mencionada no texto acontece, principalmente, à medida que, na(o)

Alternativas
Comentários
  • O texto já fala a resposta na primeira palavra: "A agropecuária".

    Letra A

  • A agropecuária é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas hoje no Brasil e consiste na exploração do espaço rural por meio do plantio e da criação de animais de corte em larga escala. 
    O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva que utiliza uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade. Diante disso, podemos citar vários setores da economia que faz parte do agronegócio, como bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes selecionadas para plantio entre outros), indústria de tratores e peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira.  
    A esse processo são adicionados novos integrantes do agronegócio que correspondem às agroindústrias responsáveis pelo processamento da matéria-prima oriunda da agropecuária. A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil, entre muitos outros. 
    A produção agropecuária está diretamente ligada aos alimentos, processados ou não, que fazem parte do nosso cotidiano. Porém essa produção é mais complexa porque muitos dos itens que compõem nossa vida são oriundos dessa atividade produtiva. Madeira dos móveis, as roupas de algodão, essência dos sabonetes e grande parte dos remédios têm origem nos agronegócios.
    A partir de 1970, o Brasil vivenciou um aumento no setor agroindustrial, especialmente no processamento de café, soja, laranja e cana-de-açúcar e, também, criação de animais, principais produtos da época.
    A produção destina-se aos mercados interno e externo. O mercado para produtos industriais para  o setor aumenta segundo o que indica uma das alternativas apresentadas na questão 
    A) CORRETA- A modernização agropecuária leva a um maior consumo de produtos industrializados vinculados ao desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficaz. 
    B) INCORRETA- O desenvolvimento de uma tecnologia de ponta no setor industrial não está vinculado somente às necessidades da agropecuária mas às demandas de todos os setores do mercado. 
    C) INCORRETA- Além do agronegócio não estar exatamente vinculado à empresas transnacionais, o crescimento da ligação com a produção industrial não se dá por conta de transnacionais 
    D) INCORRETA- A produção orgânica é por definição mais natural e utiliza o mínimo possível de insumos industriais ou tecnologias não naturais. 
    E) INCORRETA – A redução de preços no mercado internacional traz a redução da produção e do mercado, o que traz uma menor demanda de produtos industriais. 
    Gabarito do professor: Letra A.