SóProvas


ID
206647
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

O Novo Código Civil que estabelece ao empresário e à sociedade empresária a obrigação de seguir um sistema de contabilidade com base na escrituração uniforme de seus Livros afirma também que o livro Diário é o mais importante, e por isso, está sujeito a certas formalidades quanto a sua apresentação e registros.

Identifique as formalidades intrínsecas:

Alternativas
Comentários
  • Formalidades Extrínsecas (externas) correspondem à apresentação material do livro.

    Ex.: livro encadernado com costura, com páginas numeradas mecanicamente, termos de abertura e encerramento lavrados por ocasião do seu registro, registro em repartição competente (juntas comerciais ou cartório de registro de títulos e documentos).

    Formalidades Intrinsecas (internas) dizem respeito ao lançamento contábil.

    Ex.: os registros devem ser efetuados em rasuras, borrões ou emendas, não pode contar registros nas entrelinhas ou nas margens, deve obedecer ordem cronológica, deve obedecer método uniforme (palno de contas).

     

  • As formalidades exigidas podem ser divididas em:
     
    a- Extrínsecas- dizem respeito à forma material do livro:
     
    a.1- deve ser encadernado, tendo suas páginas sequencial e tipograficamente numeradas;
    a.2- deve ser registrado nas Juntas Comerciais de cada Estado, quando possuídos por empresas comerciais, ou no Cartório de Registro de Títulos e Documentos, quando possuídos por empresas civis;
    a.3- deve possuir termos de abertura e de encerramento, lavrados por ocasião do início e do encerramento da escrituração.
     
    Tais exigências não invalidam a utilização de processamento eletrônico de dados na sua geração. Basta que o Diário seja impresso em folhas numeradas, as quais serão encadernadas e os termos de abertura e encerramento serão lavrados ao mesmo tempo, na data do registro.
     
    b- Intrínsecas- dizem respeito ao conteúdo, ou seja, aos lançamentos contábeis:
     
    b.1- deve ser obedecida rigorosa ordem cronológica;
    b.2- não podem existir borrões, rasuras ou emendas;
    b.3- também não devem existir espaços em branco nem ocupação de margens e entrelinhas.

    Fonte: Apostila de Diná Gasparini
  • Lembrando que a questão faz ref. ao CC,...

    Art. 1.183. A escrituração será feita em idioma e moeda corrente nacionais e em forma contábil, por ordem cronológica de dia, mês e ano, sem intervalos em branco, nem entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.