-
A SUBVENÇÃO GOVERNAMENTAL IRÁ COMPOR A CONTA RESERVA DE INCENTIVOS FISCAIS AO FINAL DA APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO. O VALOR DESTINADO A RESERVA SERÁ O VALOR DA DEPRECIAÇÃO REFERENTE AO PERÍODO CALCULADO. ASSIM QUANDO HÁ UMA SUBVENÇÃO GOVERNAMENTAL HÁ A CRIAÇÃO DA CONTA RECEITA DIFERIDA(PAGA MAS NÃO GANHA - PASSIVO NÃO-CIRCULANTE) QUE SERÁ COMPENSADA MÊS A MÊS OU ANO A ANO REFERENTE A PORCENTAGEM DE DEPRECIAÇÃO.
-
Gabarito E
CPC 07 - 12. Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas as condições deste Pronunciamento. A subvenção governamental não pode ser creditada diretamente no patrimônio líquido.
-
Se a subvenção for um bem ou direito sujeito à depreciação, amortização ou exaustão, ela inicialmente é reconhecida no passível como Receita Diferida, e aos poucos é transferida para o Resultado (receita com doações) conforme a depreciação, amortização ou exaustão aconteça
-
ASSINATURA DO CONTRATO
D - SUB A REC ("DIREITO")
C - SUB A REALIZAR (O GOVERNO CONTROLA O DIREITO QUE TEM SOBRE A ENTIDADE E COBRA AS EFETIVAS DESPESAS)
PELO RECEBIMENTO DO DINHEIRO
D - BANCO (RECEBEU, MAS E AÍ??????, CADÊ A ASSÊNCIA DO RECEBIMENTO DA SUBVENÇÃO. A ENTIDADE AINDA "DEVE"
C - SUB A REC
PELO GASTO EFETIVO DA SUB COM DESPESAS INCORRIDAS
D - SUB A REALIZAR (AGORA SIM A ENTIDADE CUMPRIU COM SUA ONRIGAÇÃO)
C - RECEITA DE SUBVENÇÃO( CR)
D - DESPESA (CR)
C - CAIXA
Acredito que é isso que o CPC 07 - 12. quer dizer ....
-
Alternativa (E).
Entretanto, a questão não especifica o momento da contabilização.
De acordo com NBC TG 07 - 15A: Enquanto não atendidos os requisitos para reconhecimento da receita com subvenção na demonstração do resultado, a contrapartida da subvenção governamental registrada no ativo deve ser feita em conta específica do passivo. Dessa forma, a alternativa (A) também poderia ser correta.
-
sao 2 as opções para contabilizar a subvenção:
ou débito em imobilizado
a crédito no passivo como receita diferida;
ou por essa opção da questão.
Questão confusa.
-
-
Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas as condições do CPC 07. A subvenção governamental não pode ser creditada diretamente no patrimônio líquido.