SóProvas


ID
206815
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

Associe a identificação dos procedimentos técnicos básicos de auditoria ao detalhamento de cada procedimento.

Procedimentos

1. inspeção
2. observação
3. investigação e confirmação
4. cálculo
5. revisão analítica

Detalhamento

( ) conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias

( ) exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.

( ) obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.

( ) acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.

( ) verificação do comportamento de valores significativos, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  1 - inspeção - exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
    2 - observação - acompanhamento de processo ou de procedimento quando de sua execução;
    3 - investigação e confirmação - obtenção de informações junto a pessoas ou entidades
    conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;
    4 - cálculo - conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e
    demonstrações contábeis e outras circunstâncias;
    5 - revisão analítica - verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices,
    quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou
    tendências atípicas.

  • Resposta correta: opção (b)

    Os principais procedimentos de auditoria são:

    1. INSPEÇÃO: Envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

    2. OBSERVAÇÃO: Consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.

    3. INDAGAÇÃO: Consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade.

    4. CONFIRMAÇÃO EXTERNA: Representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos.

    5. RECÁLCULO: Consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.

    6. PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS: Consiste em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    7. REEXECUÇÃO: Envolve a execução independente pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da Entidade.

  • Se você prestar atenção nos números das alternativas, verificará que é fácil responder essa questão observando a repetição dos números, ou seja, o 4, 1, 3, 2 e 5 são as maiorias.

    Mas não se trata de uma regra.
  • Seguindo a redação da NBC TA 500 – Evidência de Auditoria:

    1. inspeção - exame de registros, documentos e de ativos tangíveis. 

    A14. A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

    2. observação - acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.

    A17. A observação consiste no exame d processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.

    3. investigação e confirmação - obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.

    A18. Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos.

    A22. A indagação consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade.

    4. cálculo - conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias

    A19. O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.


    5. revisão analítica - verificação do comportamento de valores significativos, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos 289 NBC TA – DE AUDITORIA INDEPENDENTE analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    Gabarito: B.