SóProvas


ID
206818
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria

Na época da auditoria da conta de estoques de uma concessionária de revenda de veículos, no grupo circulante, a auditoria observou que um veículo adquirido para uso foi contabilizado como estoque para revenda.

Assinale a alternativa correta sobre a direção do teste mais adequado associado à situação exposta.

Alternativas
Comentários
  •  As duas contas de estoque estão no ativo, sendo uma no grupo do circulante como estoque de mercadoria para  revenda que deverá ser subavaliada, pois estava com valor a mais, e no ativo imobilizado a conta de veículos para uso deverá ser superavaliada.

     

  •  Acredito que o comentário do colega acima está invertido, pois na verdade houve uma SUPERAVALIAÇÃO DO ESTOQUE e uma SUBAVALIAÇÃO DO IMOBILIZADO, uma vez que o veículo adquirido para uso da impresa deveria ter sido registrado na conta do imobilizado, mas terminou erroneamente sendo registrado na conta de estoques.

     


  • Por favor, se alguém puder explicar, eu agradeço.

    Como pode haver superavaliação de ativo, sendo que somente trocou de Estoque para Imobilizado? Teriam que especificar que houve superavaliação do ativo circulante. Aí estaria correto. Na conta "ATIVO" não houve super ou sub avaliação, houve uma troca. 

    E por que não é possível fazer teste na conta de despesa?

  • Um veículo contabilizado como estoque (Ativo Circulante) para revenda não sofre depreciação. Todavia, um veículo contabilizado como imobilizado (Ativo Não Circulante) sofre depreciação.


    Dessa forma, como o veículo para uso foi contabilizado como estoque (sem depreciação) assim o ATIVO da empresa está superavaliado (mais do que deveria) e a conta de depreciação acumulada do imobilizado está subavaliada (menor do que deveria).


    Portanto, a assertiva mais correta é a E.


  • O saldo de uma conta do Balanço Patrimonial ou da Demonstração de Resultado do Exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esse risco, todas as contas da contabilidade devem ser testadas para superavaliação e para subavaliação.
    A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras (normalmente as contas do ativo e despesas) e os de subavaliação para as contas credoras. Devido ao fato das transações na contabilidade serem registradas pelo sistema de partidas dobradas, quando se testam as contas devedoras para superavaliação, as contas credoras também estão sendo testadas indiretamente nessa nossa edição.
    Na situação apresentada pelo comando da questão temos que a conta Estoques encontra-se SUPERAVALIADA, uma vez que contem um bem que não é para revenda, e não sofre registro de depreciação.
    Por outro lado, a conta imobilizado SUBAVALIADA, por falta desse bem.
    Mesmo que ambas as contas sejam de ativo, a conta de imobilizado sofre registro de depreciação, reduzindo o ativo.
    Nesse caso, o item correto seria o E.

    Gabarito: E.

  • Não concordo com o gabarito.

    Há mais de uma resposta válida:

    C) teste principal para superavaliação de ativo e teste secundário para subavaliação de despesa.

    Em não havendo depreciação na classificação estoques, não houve depreciação, logo não haverá despesa, a qual está subavaliada.

  • A respeito das dúvidas quanto à alternativa C:

    Dado o princípio da prudência, a direção dos testes é:

    -superavaliação do ativo e despesa;

    -subavaliação do passivo e da receita.

    Dessa maneira a alternativa C estaria correta caso fosse: "no teste principal superavaliação do ativo e no teste secundário superavaliação da despesa".