SóProvas


ID
2068240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O levante de Jacareacanga não durou vinte dias. Contudo, o episódio era indicativo do alto grau de instabilidade política do país. O presidente que os oficiais da Aeronáutica queriam derrubar fora empossado no cargo havia menos de um mês, alguém que vinha de uma carreira política de prestígio construída dentro do PSD mineiro: deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais.


Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 412 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.

A reação intransigente de Juscelino Kubitschek aos levantes de setores da Aeronáutica contra seu governo, seja no mencionado levante de Jacareacanga, seja no de Aragarças, recusando-se a anistiar os revoltosos, fugia dos padrões de tolerância que caracterizavam o presidente, mas foi entendido como aviso a qualquer aventureiro que pretendesse se insurgir contra as instituições e a ordem democrática.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Duas semanas após a posse de JK, a 11 de fevereiro de 1956, ocorre a Revolta de Jacareacanga, liderada pelo major-aviador Haroldo Veloso e pelo capitão-aviador José Chaves Lameirão. Acusavam o presidente de supostas associações com grupos financeiros internacionais para a entrega de petróleo e minerais estratégicos, e de infiltração comunista nos postos militares de alto-comando. No mesmo mês, a rebelião militar foi debelada. Enviou ao Congresso um projeto de lei que concedeu anistia ampla e irrestrita a todos os civis e militares que tivessem participado de movimentos políticos ou militares no período de 10 de novembro de 1955 até 19 de março de 1956.

  • "Apesar de ter sido uma rebelião de pequena monta, o governo encontrou dificuldades para reprimi-la devido à reação de oficiais, sobretudo da Aeronáutica, que se recusavam a participar da repressão aos rebelados. Após 19 dias a rebelião foi afinal controlada pelas tropas legalistas, com a prisão de seu principal líder, o major Haroldo Veloso. Os outros líderes conseguiram escapar e se asilar na Bolívia. Todos os rebelados foram beneficiados pela "anistia ampla e irrestrita", concedida logo depois pelo Congresso, por solicitação do próprio presidente JK."

    FGV  Célia Maria Leite Costa

  • Jacareacanga: 1956.

    Aragarças: 1959.

    Levantes da Aeronáutica contra o JK (PSD-PTB). A aeronáutica era extremamente conservadora e ligada à UDN.

  • Logo após a sua posse, JK teve de lidar com a revolta de Jacareacanga, liderada por membros da Aeronáutica que o acusavam de associação com grupos financeiros internacionais a quem, supostamente, JK entregaria as riquezas nacionais – especialmente o petróleo e os minerais estratégicos. Além disso, o presidente era acusado também de infiltrar militares comunistas no Alto Comando das Forças Armadas. Assim que a rebelião militar foi debelada, no entanto, o presidente enviou ao Congresso projeto de lei concedendo anistia ampla e irrestrita a todos os envolvidos, civis e militares, de movimentos políticos ou militares no período de 10 de novembro de 1955 até 19 de março de 1956.

    Gabarito: Errado

  • Nas questões sobre JK, sempre penso que ele queria um grande acordão (manter certa unidade para conseguir promover o plano de metas) e a afirmação está certa sobre a tolerância caracterizá-lo (assim como estaria se falasse sobre a paciência de Vargas).

    JK enviou proposta de Lei que concedeu anistia geral para todos que se rebelaram para não surgir um sentimento de revanchismo e acabar com seus planos (mantendo sua característica).

    Pensamento simples, mas funciona

    Gabarito ERRADO.

    Bons estudos!

  • JK, tinha um coração gigante! Mineiro Uai... Boêmio!

    Não encontrei em meus estudos, dês de JK como Prefeito de BH-MG à Presidência do País, nada que apontasse-o como inflexível, autoritário ou arrogante, pelo contrario, em sua carreira politica foi Politico ( em tudo que a palavra abrange) em todos os conflitos, se o "circo pegasse fogo" ele já teria a quem vender as cinzas.

  • Esta afirmativa está incorreta pois os revoltosos do Levante de Jacareacanga receberam anistia ampla e irrestrita , aprovada no Congresso Nacional, em resposta ao pedido do presidente Juscelino Kubitschek.No que se refere à Revolta de Aragarças, os líderes foram para Bolívia, Paraguai e Argentina com os aviões sequestrados e, somente voltaram ao país no governo de Jânio Quadros. 
    O levante de Jacareacanga começou por conta da insatisfação de militares da Aeronáutica. Eles não aceitavam que Juscelino e João Goulart houvessem sido eleitos em 1955. Tentaram impedir a posse, mas o Ministro da Guerra Henrique Lott decretou estado de sítio até a posse. JK foi empossado, mas as tentativas de tirá-los do poder não cessaram. Os oficiais da Aeronáutica tomaram a base aérea de Jacareacanga e começaram a tomar cidades próximas do Pará. Em 19 dias o governo conseguiu reprimir a Revolta com o uso das tropas legalistas. Alguns revoltosos fugiram mas, receberam anistia ampla do Congresso Nacional. 

    O objetivo dos levantes de Jacareacanga e o de Aragarças era tomar o poder para impedir um “processo de esquerdização do país". Os oficiais militares acreditavam que isso poderia acontecer no país com o governo do presidente JK e do vice-presidente João Goulart. Ambas as revoltas foram contidas e não obtiveram sucesso. Em Jacareacanga, aconteceu a anistia e em Aragarças a fuga dos revoltosos. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Jacareacanga (1956) - Revolta de ofciais da Aeronautica e marinha motivados pelas derrotas politicas sucessivas do grupo UDNista após o suicidio de vargas (deposição de Carlos Luz, golpe preventivo de Lot e posse de JK). Revoltosos começaram um movimento revolucionário com QG em Jacareacanga, no pará. A revolta foi debelada pelo governo JK, que posteriormente consedeu anistia ampra e irrestrita aos revoltosos.

    Aragarças (1959) - O clima de instisfação de Jacareacanga não extinguiu, e novamente em 59, oficiais da Aeronautica iniciaram um movimento rovolucionário, dessa vez com QG na base de Aragarças, em Goias. O movimento novamente fracaçou tendo seus lideres se exilado em paises vizinhos.