SóProvas


ID
2068249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O levante de Jacareacanga não durou vinte dias. Contudo, o episódio era indicativo do alto grau de instabilidade política do país. O presidente que os oficiais da Aeronáutica queriam derrubar fora empossado no cargo havia menos de um mês, alguém que vinha de uma carreira política de prestígio construída dentro do PSD mineiro: deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais.


Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 412 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.

Companheiro de chapa de Juscelino Kubitschek, o gaúcho João Goulart era o herdeiro natural de Getúlio Vargas, em cujo governo fora ministro do Trabalho, cargo do qual saíra por ter-se recusado a propor aumento de 100% do salário mínimo, como exigia o movimento sindical, por considerá-lo incompatível com a situação econômico-financeira do país, ainda que considerasse justo o percentual defendido pelos representantes dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Em fevereiro de 1954, Getúlio voltou a reformular o ministério. João Goulart foi substituído por um nome sem expressão no Ministério do Trabalho, não sem antes apresentar a proposta de aumento de 100% do salário mínimo. Ele deixava a imagem de um ministro que saía por querer conceder benefícios aos trabalhadores. Desgastado com o inesperado episódio do manifesto dos coronéis, o general Espírito Santo Cardoso saiu do Ministério da Guerra. Na esperança de acalmar as Forças Armadas, Getúlio nomeou para o cargo o general Zenóbio da Costa, um homem de sua confiança, mas também um conhecido adversário do comunismo.

  • João Goulart foi quem sugeriu o aumento de 100 % do salário mínimo. Getúlio, numa saia justa, aumentou o salário e demitiu João Goulart.

  • "Companheiro de chapa de Juscelino Kubitschek, o gaúcho João Goulart" -> Daí você já mata a questão. Nessa época não havia chapa para Presidente e Vice, eram eleições separadas!

     

    Gabarito: Errado!

  • Errada

    Equivocada a resposta do Ricardo, as eleições para vice serem separadas não quer dizer que não havia coligação partidária e apresentação de propostas comuns. 

     

    "Jango foi eleito vice-presidente pela primeira vez em 1956, concorrendo na mesma chapa de Juscelino Kubitschek. Os dois assumiram os respectivos mandatos sustentados por uma aliança, já consagrada, entre dois grandes partidos: o PSD e o PTB. Jango era então o maior nome do PTB, sendo, não casualmente, o seu presidente."

     

    http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/VicePresidenteJK/O_vice_de_JK

  • Vale lembrar que o famigerado aumento de 100% proposto por Jango e efetivado por Vargas num anuncio no 1º de maio de 1954, em realidade correspondia a um reajuste frente a corrosão que o salario minimo havia sofrido dado o aumento expressivo da inflação nos anos anteriores.

  • Primeiro, Goulart e JK não eram companheiros de chapa, as eleições para presidente e vice-presidente eram separadas.

    Segundo, João Goulart foi demitido por Getúlio Vargas ao sugerir o aumento de 100% do salário mínimo.

    Gabarito: Errado

  • Chapa ou seja: " quem cola comigo!", meu chapa!

    É sim, correto, as eleições eram em separado (Presidente e Vice), porem, havia, até mesmo nos comícios da época, as falas para levar o eleitorado a elegerem esse ou aquele como "parceiro" ou "chapa", eis que é desse período histórico a origem popular: " Chapa politica" . ( Os famosos arranjos políticos).

    Levou essa questão quem compreendeu os motivos da saída de João Goulart do Ministério do Trabalho de Vargas.

  • "O primeiro partido a apresentar candidato foi o PSD. Em fevereiro daquele ano, o partido lançou a candidatura de Juscelino Kubitschek, um político que fizera carreira nos quadros do PSD de Minas e se elegera governador do Estado. Ele encarnava bem uma das vertentes do getulismo e tinha condições de obter o apoio do PTB, como de fato aconteceu. Restaurava-se assim a aliança PSB-PTB que, em 1945, dera a Dutra uma extraordinária votação."

    História do Brasil, Boris Fausto. p. 358.

  • Recusado? kkkkk

    Ele ajudou Vargas na campanha com a frase ´´Aumento de 100% do salário``, porém João Goulart não conseguiu cumprir, pois nem um mágico seria.

    Gabarito: E.

  • Esta afirmativa está incorreta pois João Goulart estava disposto a ceder à pressão popular por aumento de salário concedendo 100% de aumento do salário mínimo.

    Jango foi considerado um herdeiro de Getúlio Vargas por possuir habilidade semelhante de lidar com conflitos e negociações sindicais e trabalhistas, além ser próximo aos trabalhadores reivindicando os seus direitos. O aumento de salário foi proposto por João Goulart, quando ministro de Vargas , mas causou diferentes reações dos setores da classe média e do empresariado. Além disso, os militares acreditavam que o aumento do salário mínimo traria distorções graves entre os seus salários os salários dos operários. Diante das repercussões negativas nos meios políticos, militares e empresariais, Getúlio Vargas substitui Jango em fevereiro de 1954. 

    Entretanto, Getúlio Vargas anunciou aos trabalhadores o aumento do salário mínimo tal qual Jango havia proposto. O anúncio causou mais instabilidade e, acredita-se que tenha sido um dos fatores que culminou com a morte de Getúlio Vargas em agosto do mesmo ano.

    A bibliografia acerca da época em pauta é vasta. Vale a consulta das obras de Angela de Castro Gomes e Celina d' Araujo 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Jango me lembrou o Ciro Gomes prometendo tirar o nome de todo mundo do SPC, sem dinheiro pra isto, mas com um passe de mágica ia resolver.

  • De acordo com a Constituição de 1946, o mandato do presidente vigoraria por cinco anos.

    Foi determinado, também, que a eleição para presidente e vice-presidente ocorreriam de forma separada.

    Esse processo foi interrompido com o golpe de 1964.

  • Link útil sobre a Revolta de Jacareacanga: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Politica/Jacareacanga