SóProvas


ID
2068504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) o item subsecutivo, referente a mercado de trabalho.

Em decorrência da metodologia utilizada pelo IBGE, é possível que haja diminuição do número de desocupados durante conjuntura econômica recessiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Em uma recessão, o número de trabalhadores que tinham carteira assinada (trabalho formal) é reduzido. Porém, essas pessoas não deixam de trabalhar no sistema capitalista. Na verdade, podem passar à condição de informais ou mesmo de trabalho por conta própria. Evidentemente, o IBGE não capta com precisão essas alterações, isto é, não são considerados como desocupados. Em outras palavras, o IBGE utiliza o índice de desemprego formal e não leva em conta a ampliação de desocupados. Desse modo, tecnicamente, é possível que o desemprego formal aumente, mas o volume de desocupados não acompanhe essa elevação.

     

    Fonte: IDEG

  • Em economia, recessão é uma fase de contração no ciclo econômico, isto é, de retração geral na atividade econômica[1]por um certo período de tempo, com queda no nível da produção (medida pelo produto interno bruto), aumento do desemprego, queda na renda familiar, redução da taxa de lucro, aumento do número de falências e concordatas, aumento da capacidade ociosa e queda do nível de investimento.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Recess%C3%A3o

     

     

  • Nas recentes pesquisas realizadas pelo DIESE, foi mostrado que o desemprego não subiu porque o número dos DESALENTADOS (a situação tá tão ruim que as pessoas desistiram de procurar emprego) aumentou.


    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/08/desemprego-vai-a-123-no-trimestre-encerrado-em-julho-aponta-ibge.shtml


    Interessante destacar que o desemprego afeta mais fortemente as mulheres, os negros e os jovens, o que perpetua a exclusão social no Brasil.

  • A nova metodologia do IBGE (2013) que está de acordo com as normas da OIT, considera em sua conta também os trabalhos informais, razão pela qual a assertiva está correta

  • Com respeito aos comentários anteriores, a questão da informalidade não explica porque a afirmativa está correta. A questão buscava saber se o candidato conhece a metodologia de cálculo de desemprego e considerava a premissa de uma conjuntura econômica recessiva. Pois bem, vamos ao método de cálculo inicialmente e depois a sua associação com a questão:

    -> A metodologia utilizada pelo IBGE inicialmente divide as pessoas em aptas a trabalhar (14 anos ou mais) e não aptas (abaixo de 14 anos);

    -> as pessoas aptas a trabalhar são divididas em pessoas "na força de trabalho" e "fora da força de trabalho";

    -> pessoas "na força de trabalho" estão divididas em ocupadas e desocupadas (ou desempregadas). É a divisão de desocupados por ocupados que resulta na taxa de desemprego;

    -> tanto empregos formais como informais são computados entre os ocupados.

    Baseado nestas definições da metodologia, é possível perceber que movimentações entre o mercado formal e informal não mudam o número de ocupados e desocupados. Além disso, como a premissa da questão é de uma conjuntura recessiva, nós temos que considerar que o número de pessoas ocupadas (seja no mercado formal como no informal) irá diminuir. É óbvio que sempre haverá aquela pessoa que irá conseguir emprego justo no período de recessão, mas no número agregado temos que considerar que o número de ocupados irá diminuir.

    Sendo assim, como o número de ocupados esta diminuindo no cenário de recessão, para que a afirmativa esteja correta e o número de desocupados também esteja diminuindo neste cenário, os desocupados têm que estar migrando para outro lugar.

    E para onde eles poderiam migrar? Para "fora da força de trabalho"!

    E como isto pode acontecer?

    É aí que entram os desalentados por exemplo, quando a situação esta tão ruim que a pessoa desiste de procurar emprego, ela se "retira" da força de trabalho e não conta mais como desocupada. Da mesma forma uma pessoa que tinha algumas economias guardadas pode decidir que é uma boa hora para viajar ou estudar, assim também será considerada fora da força de trabalho. É por isso que o número de desocupados pode diminuir mesmo em uma conjuntura recessiva.

    Bons estudos!