SóProvas


ID
2068528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

   O diplomata responsável pelo setor econômico da embaixada brasileira em determinado país elaborou e enviou à Secretaria de Estado um relatório sobre a situação econômica desse país.
Considerando o fato de que uma das funções do diplomata é manter o governo brasileiro informado a respeito do contexto político, econômico e cultural do país onde ele esteja temporariamente vivendo, julgue (C ou E) o item a seguir.

Para não cometer o erro denominado “ilusão monetária”, o diplomata deve informar, em seu relatório, o PIB real do país, em vez do nominal, dos últimos cinco anos. Para deflacionar esses números, o diplomata deve utilizar o deflator (implícito) do PIB, que é calculado pelo quociente entre o PIB real, medido a preços constantes, e o PIB nominal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    O PIB nominal apresenta a distorção de preços entre os períodos, enquanto o PIB real não. Por isso, o último deve ser utilizado. Para se adequar o índice utiliza-se o deflator que consiste em dividir o PIB NOMINAL pelo PIB REAL.

     

    Fonte: IDEG

  • Fonte: http://ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2140:catid=28&Itemid=23 

    Chama-se deflator implícito do Produto Interno Bruto (PIB) o indicador que mede a variação média dos preços de um período em relação aos preços do ano anterior. ... Especificamente, o deflator implícito do PIB é a razão entre o PIB Nominal e o PIB Real.

  • Nominal sobre real. 

    errado

  • não é o quociente, mas a razão entre o PIB Nominal e PIB Real

  • A Ilusão Monetária é a ilusão de crescimento do PIB por conta do preço, uma vez que o PIB é a relação quantidade x preço. Em outras palavras, caso analisado pelo produto nominal (ano corrente), embora seja a forma de análise de crescimento do país, a não deflação do produto agregaria valor ao preço, aumentando o PIB e dando a (falsa) impressão de crescimento do mesmo (quando na verdade só o preço teria aumentado). Para evitar tal erro, se faz necessário análise por ano base e para transformar o produto nominal em ano base o deflator implícito do produto (= Produto nominal / produto real) é utilizado.

  • A ilusão monetária ocorre quando uma pessoa se importa apenas com o retorno nominal de seu investimento e esquece do retorno real. Se uma pessoa fica contente por estar recebendo 10% de juros enquanto a inflação é de 15%, ela está iludida monetariamente.

        O erro da questão é que no final do item, o examinador inverteu a razão do deflator.

        Na verdade, o deflator é calculado pelo quociente entre PIB nominal e PIB real, ou seja, é o contrário do que a questão afirmou.

    Resposta: E

  • Quociente entre dois números, ou divisão entre dois números, é uma expressão vulgar em matemática, entendendo-se que o primeiro dos dois números é o dividendo, e o segundo, o divisor

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    O PIB nominal, de fato, por considerar os preços correntes, apresenta distorção entre os preços de dois períodos quaisquer comparados, distorção que a questão chama de ilusão monetária. Diferente do PIB real. 

    O erro da questão, contudo, está em definir o deflator como a razão entre PIB real e PIB nominal, quando o correto é o contrário: ele é a razão entre PIB nominal e PIB real.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre política monetária.

    A "ilusão monetária" é um fenômeno que acontece quando se foca apenas o aspecto nominal de uma variável econômica sem levar em consideração a variação real.

    Por exemplo, se o salário de uma pessoa aumentasse 10%, mas a inflação fosse de 15%, isso significaria uma perda do valor de compra pela pessoa, já que a inflação foi maior que o aumento de salário. Mas uma pessoa sofreria de ilusão monetária se focasse apenas nos 10% a mais de salário, esquecendo-se de levar em consideração os aumentos nos preços.

    Assim, para evitar a ilusão monetária, é necessário levar em consideração os efeitos da inflação. No caso do PIB de um país, é necessário levar em consideração o PIB real (que desconta a inflação) e não o PIB nominal.

    Para isso existe até uma fórmula, conhecida como deflator do PIB.

    O deflator é utilizado dividindo o PIB nominal (preços correntes) sobre o PIB real (preços constantes).

    Ou seja, a fórmula é: PIB nominal/PIB real.

    A questão afirmou o contrário (que o deflator seria PIB real/PIB nominal), o que deixa a questão errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Jetro Coutinho e Paulo Ferreira | Direção Concursos

    10/12/2019 às 10:58

    A ilusão monetária ocorre quando uma pessoa se importa apenas com o retorno nominal de seu investimento e esquece do retorno real. Se uma pessoa fica contente por estar recebendo 10% de juros enquanto a inflação é de 15%, ela está iludida monetariamente.

        O erro da questão é que no final do item, o examinador inverteu a razão do deflator.

        Na verdade, o deflator é calculado pelo quociente entre PIB nominal e PIB real, ou seja, é o contrário do que a questão afirmou.

    Resposta: E