SóProvas


ID
2068543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em seu discurso de posse, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, afirmou: “Nas políticas de comércio exterior, o governo terá sempre presente a advertência que vem da boa análise econômica”. À luz dessa afirmação e das teorias de comércio internacional, julgue (C ou E) o item subsecutivo.

Segundo a teoria neoclássica do comércio internacional, também conhecida como Teorema de Hecksher-Ohlin, o comércio internacional resulta de dotações distintas dos fatores de produção entre os países, e a vantagem comparativa é determinada pela escassez relativa desses fatores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    Pela teoria neoclássica, a economia deve produzir e se especializar na produção daquele bem que utilize maior escala do fator abundante. A teoria leva em conta apenas dois fatores de produção: capital e trabalho.

     

    Fonte: IDEG

  • O modelo de Heckscher-Ohlin foi criado como uma alternativa ao modelo ricardiano. Apesar do seu poder de previsão maior e mais complexo, ele também tem uma missão ideológica: a eliminação da teoria do valor do trabalho e a incorporação do mecanismo neoclássico do preço na teoria do comércio internacional. A teoria defende que o padrão do comércio internacional é determinado pela diferença na disponibilidade de alguns fatores naturais. Ela prevê que um país irá exportar aqueles bens que fazem uso intensivo daqueles fatores (insumos, por exemplo) que são abundantes neste país e irá importar aqueles bens cuja produção é dependente de fatores escassos localmente. Ou seja, o modelo expõe que um país abundante em capital exportará bens de capital, ao passo que um país em posição contrária, com escassez de capital, exportará bens ou serviços que sejam intensivos no uso do fator de produção mão de obra. 

  • A creditava que a vantagem comparativa estava na abundancia relativa de determinado fator, mas fazer oq? estudar mais ....

  • Perfeito! 

    O país que é abundante em um fator exporta o bem cuja produção é intensiva neste fator simplesmente porque terá vantagem relativa nesta produção, já que esta sairá a custos comparativos mais baixos.

    Se supusermos que os dois produtos são alimentos e máquinas e se considerarmos ainda que os fatores de produção são trabalho e terra, aceitando o fato de que a produção de alimentos é intensiva em terra, então, o país com maior abundância relativa de terra terá vantagem comparativa na produção de alimentos.

    Assim, exportará alimentos e importará máquinas.

    Resposta: C