SóProvas


ID
2068732
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em engenharia de software, um padrão de projeto é uma solução geral reutilizável para uma situação que ocorre com frequência dentro de um determinado contexto no projeto de software. Em relação aos padrões de projeto, classifique as afirmativas abaixo em (V) verdadeiras ou (F) falsas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O padrão observer define a dependência um-para-muitos entre objetos para que quando um objeto mude de estado todos os seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente. Neste caso, as notificações induzem uma dependência na ordem de avaliação.

( ) O padrão decorator anexa responsabilidades adicionais a um objeto de maneira dinâmica. Os decoradores fornecem uma alternativa flexível para a subclasse para estender a funcionalidade.

( ) O padrão factory method define uma interface para criar um objeto, mas deixa as subclasses decidirem em qual classe criar a instância. O factory method permite que uma classe defira a criação de instâncias para as subclasses.

( ) O padrão Singleton garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um ponto de acesso a ela. A implementação em Java deste padrão utiliza um construtor particular, um método estático combinado com uma variável.

Alternativas
Comentários
  •  

    A primeira afirmativa é falsa: De acordo com a obra de referência, recomenda-se nunca depender da ordem de
    avaliação das notificações de Observer.
    A segunda afirmativa é verdadeira: O padrão decorator anexa responsabilidades adicionais a um objeto de maneira
    dinâmica. Os decoradores fornecem uma alternativa flexível para a subclasse para estender a funcionalidade.
    A terceira afirmativa é verdadeira: O padrão factory method define uma interface para criar um objeto, mas deixa as
    subclasses decidirem em qual classe criar a instância. O factory method permite que uma classe defira a criação de
    instâncias para as subclasses.
    A quarta afirmativa é falsa: O padrão Singleton garante que uma classe tenha apenas uma instância e fornece um
    ponto de acesso a ela. A implementação em Java deste padrão utiliza um construtor particular, um método estático
    combinado com uma variável estática.
    Fonte:
    FREEMAN, Elisabeth; FREEMAN, Eric. Use a cabeça! Padrões de projetos (design Patterns). 2. ed. Alta Books, 2007.
    -> Retirado da prova comentada da FAB

  • covarde!

  • Excelente comentário da @Fernanda.

    Achei sacanagem invalidar o item IV só por não especificar se a variável é estática ou de instância. Como o item já fala de método estático, pra mim já ficou subentendido que a variável também é porque método estático não consegue acessar variável de instância...