Vamos aos comentários.
(V) Os protocolos Go-Back-N e Retransmissão Seletiva pertencem a classe de protocolos identificados como protocolos de janela deslizante.
3.4 Protocolos de janela deslizante. Tanenbaum (2011) pg. 141
Há duas estratégias básicas para lidar com erros na presença do pipelining: 1) Em uma opção denominada go-back-n, o receptor simplesmente descarta todos os quadros subsequentes e não envia nenhuma confirmação desses quadros descartados. Essa estratégia corresponde a uma janela de recepção de tamanho 1. Em outras palavras, a camada de enlace de dados se recusa a aceitar qualquer quadro, exceto o próximo, que ela tem de entregar à camada de rede.
2) A outra estratégia geral para tratamento de erros quando é feito o pipelining de quadros denomina-se retransmissão seletiva. Quando ela é utilizada, um quadro incorreto recebido é descartado, mas os quadros sem defeitos recebidos depois dele são aceitos e inseridos no buffer. Quando o transmissor chega ao timeout, apenas o quadro não confirmado mais antigo é retransmitido.
Fonte: Tanenbaum (2011) pg. 147 e 148.
(V) A técnica Piggybacking consiste em retardar temporariamente as confirmações e enviá-las junto com o próximo quadro de dados.
A técnica de retardar temporariamente as confirmações e enviá-las com o próximo quadro de dados é conhecida pelo nome de piggybacking (pegar carona). Fonte: Tanenbaum (2011) pg. 143
(V) No serviço sem conexão e sem confirmação, em caso de perda do quadro, não há nenhuma tentativa de detectar a perda ou de recuperá-lo
#SóNinja
#CursoAdonai