SóProvas


ID
2070568
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Relacione os seguintes itens com os tipos de proteção que eles são capazes de proporcionar aos equipamentos de informática.
1. Aterramento
2. Estabilizador de Tensão
3. Filtro de linha.
4. No-Break.
( ) Variações de tensão elétrica fornecida pela rede elétrica.
( ) Ruídos provenientes da rede elétrica.
( ) Proteção contra eletricidade estática.
( ) Falta de energia elétrica.
Assinale a alternativa que mostra a relação correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, vai ai um material para quem quiser complementar os estudos com quesões comentadas em vídeos:

    https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw?sub_confirmation=1

     

    Aterramento: O sistema de aterramento serve para retirar a “eletricidade” que fica na superfície metálica dos aparelhos ou para desviar corrente de uma sobrecarga evitando que o equipamento pife e que você ou alguém na sua casa tomem um choque.

     

     

    Estabilizador de tensão:  é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica. Portanto, suas tomadas devem trazer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua.

     

     

    Filtro de linha: é o nome que se dá, genericamente, no Brasil ao protetor contra surtos na linha da rede elétrica, em geral, destinado à proteção de computadores e eletrônicos. Uma boa proteção contra surtos contenta dois modos de operação: diferencial e comum.

     

     

    Nobreak: dispositivo alimentado à bateria, capaz de fornecer energia elétrica a um sistema por um certo tempo, em situações de emergência, no caso de interrupção do fornecimento de energia da rede pública.

     

    Gabarito letra B

  • REDE ELÉTRICA

    A rede elétrica é composta, basicamente, por dois fios condutores de energia: o neutro, que possui potencial igual a zero; e o fase, por onde a tensão elétrica é transmitida. Os dois são fornecidos pela concessionária de energia local e são suficientes para efetuar uma ligação elétrica em uma residência. Porém, essa ligação não é perfeita, pois existem variações de tensão na rede elétrica.Provavelmente você já deve ter ouvido que a “voltagem” de sua casa é de 110V, 127V ou 220V. Apesar de ser tecnicamente incorreto, o termo “voltagem” é muito usado para se referir à tensão ou potencial elétrico, que é medida em Volts e tem como símbolo a letra V (em maiúsculo).

    COMPONENTES ELETRÔNICOS

    Essa fuga de energia fica alojada nas extremidades metálicas dos equipamentos, o que é normal. Em um computador, isso acontece com muita frequência devido aos vários componentes elétricos que funcionam em seu interior e pode ocasionar choques ao encostarmos em sua superfície.O choque acontece porque existe diferença de potencial entre a pessoa e o equipamento (geladeira, computador, etc.), o que ocasiona uma descarga elétrica. Esse choque não é muito forte e não causa grandes danos à saúde.No entanto, ao conectar equipamentos que possuem diferença de potencial entre si, essa descarga elétrica  (por menor que seja) pode danificar os componentes mais sensíveis, como a porta paralela de uma impressora ou a placa de rede.

    O aterramento (“terra”) é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera, diferentemente do neutro. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra (é daí que surgiu seu nome).

    O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

    O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica. Portanto, suas tomadas devem trazer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua, exposta a variações.

    Os filtros de linha, também chamados popularmente de “réguas”, são dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. O objetivo deste equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os aparelhos nele conectados. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro.Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de longos picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências, produzidas por equipamentos como liquidificadores, batedeiras, alguns ventiladores, entre outros.

     

     

     

     

     

  • ( 2) Variações de tensão elétrica fornecida pela rede elétrica.

    ( 3) Ruídos provenientes da rede elétrica.

    ( 1) Proteção contra eletricidade estática.

    (4 ) Falta de energia elétrica.

     

     

    1. Aterramento

    2. Estabilizador de Tensão

    3. Filtro de linha.

    4. No-Break.