-
Letra C.
O Protocolo ALOHA é o mais antigo protocolo de controle de acesso à meio. Ele foi criado na década de 70 como uma experiência na qual computadores espalhados em vários campi de diferentes ilhas da Universidade do Havaí começaram a se comunicar trocando dados por meio de sinais de rádio. A rede criada passou a ser chamada de ALOHAnet e foi a primeira rede de computadores sem fio da história.
O protocolo ALOHA funciona da seguinte forma:
Se você tem dados para mandar, envie-os.
Se ocorrer colisão, tente enviar novamente mais tarde.
Uma característica original deste protocolo é que ele dividia os dados em pacotes menores e mandava eles entre um certo intervalo de tempo. Isso impedia que um único nó ficasse usando a rede sem parar impedindo que os outros também enviassem dados.
Para detectar se houve ou não colisão, o nó verificava se ele conseguia ouvir a mensagem que ele mesmo havia enviado por meio de um hub central. Se ele ouvisse, ele enviava o próximo pacote. Caso contrário, era sinal de colisão e ele esperava um período de tempo aleatório para enviar de novo.
Este protocolo tinha uma taxa de sucesso de envio de 18,4%. Isso significava que 81,6% da largura de banda disponível era desperdiçada por excesso de colisão. (...)
Fonte: https://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_comunica%C3%A7%C3%A3o_entre_computadores_e_tecnologias_de_rede/A_sub-camada_de_controle_de_acesso_%C3%A0_meios_(MAC)
-
o CDMA-C/D e CDMA C/A são justamente técnicas de "colision detection" e Colision Avoidance . Como é possível a banca afirmar que essas são técnicas que POSSUEM colisão ?
-
Concordo Israel Junior. Os protocolos são utilizados justamente para prefenir colisões.
Mas a questão daria para acerta se tivessemos um pouco de atenção. Não existe CDMA, e sim CSMA. Com isto eliminariamos as alternativas A, B, D. A FDMA (frequencia) e TDMA (tempo) trata-se de largura de banda, eliminaria a alternativa E, restando apenas a letra C.
-
Anderson Clifford, sua resolução foi pura sorte pois o CDMA existe sim, ele é o Code Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código. Ele é utilizado na telefonia celular.
Ademais, concordo com o Israel.
-
Um adaptador pode transmitir a qualquer tempo, não compartilhamento de tempo. Um adaptador nunca transmite frame quando percebe que outro está transmitindo, ou seja, ele usa detecção de portadora. Um adaptador transmitindo aborta quando percebe que outro adaptador transmite- usa detecção de colisão. Antes de retransmissão, um adaptador espera aleatóriomente. Assim, o CSMA/CD garante desempenho às redes LAN’s, garantindo maior confiabilidade e agilidade aos serviços. Quando um host tem frame a enviar, e ninguém mais tem, pode usar max velocidade de transmissão (10 Mbps, 100 Mbps ou 1 Gbps). senao, esta velocidade é reduzida.
-
Aloha - Cada estação envia um frame sempre que for necessário.
Csma - Escuta o canal antes de enviar.
Csma/cd - Escuta o canal antes de enviar e continua escutando enquanto estiver transmitindo. Ex.: Ethernet
Csma/ca - Antes de enviar, as estações enviam pequenos pacotes alertando as outras estações sobre o envio. Ex.: ETHERNET 802.11