-
Pessoal, vai ai um material para quem quiser complementar os estudos com quesões comentadas em vídeos:
https://www.youtube.com/channel/UCR1gvh_qu35xzI1lMyVqxXw?sub_confirmation=1
O barramento é um conjunto de linhas de comunicação (condutor elétrico ou fibra optica) que permitem a interligação entre dispositivos de um sistema de computação (CPU; Memória Principal; HD e outros periféricos), ou entre vários sistemas de computação.
O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de dois:
8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.
Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo:
10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.
Os barramentos locais são a pote de comunicação entre o processador e outros periféricos ( ex. Placa controladora de disco ) se estabeleça à velocidade do processador .
Gabarito letra A
-
barramento local
São normas concebidas para que a comunicação entre o processador e outros periféricos ( ex. Placa controladora de disco ) se estabeleça à velocidade do processador .
-
O barramento local também é chamado de barramento principal, externo, do processador ou Front Side Bus (FSB). Trata-se do barramento mais importante do computador, pois estabelece a comunicação dele com a memória RAM e com a memória cache. Permite a troca dinâmica de informação e está conectado diretamente ao ponte norte do chipset.
O Barramento local é o mais veloz do computador. Quando dizemos que um processador tem clock externo (velocidade do barramento) de 200 MHz, significa que esta é a frequência do barramento local.
-
Barramento Local: UCP/MP/MC
-
Von Neumann
- Memória e Barramento único para dados + instruções -
microcontroladores CISC
Harvard
- Memória + Barramento para dados Memória + Barramento para instruções Melhor performance para execução de instruções (pipelining) microcontroladores RISC
os barramentos (Bus) são essenciais para a comunicação entre os componentes de um computador.
Didaticamente, barramento é um conjunto de condutores por onde trafegam sinais que efetivam a comunicação entre componentes de um computador. Os barramentos em um computador podem ser classificados em:
Barramentos de Sistema – barramento principal, envolvendo o Front Side Bus (CPU – Ponte Norte) e a memória principal - RAM
Pode ser dividido em três outros barramentos, a saber:
Barramento de endereços – para o envio dos endereços das posições de memória a serem acessadas pela CPU
Barramento de controle - controle que a CPU troca com os demais componentes;
Barramento de dados – para o tráfego dos dados e instruções, dos programas em execução
Barramentos de Entrada e Saída, ou Expansão – comunicam o processador aos demais componentes do micro. Podemos dividir esses barramentos em:
Barramentos internos – ligam os componentes aos periféricos internos como as placas de vídeo, rede, leitor de Blu-ray.
São os chamados slots da placa-mãe.
Barramentos externos – conectam o computador a periféricos externos ao mesmo, como mouse, teclado, monitor, impressora, webcam. Falamos, então, das portas de comunicação da máquina.
O PCI Express se caracteriza por possuir conectores diferentes para velocidades distintas.
O PCI express de 16x, por exemplo, alcança velocidades de até 4GB/s, e acho que não preciso te dizer que são as placas de vídeo que cada vez mais exigem tais velocidades.
Chipset: o chipset desempenha um papel essencial para a placa-mãe, auxiliando no controle de tráfego que passa por ela. Via de regra, são dois estes controladores.
O chipset ponte norte controla o tráfego que ocorre entre o processador, a placa de vídeo e a memória RAM, além de fornecer canal para a comunicação com o chipset ponte sul. É componente essencial para a performance do computador, uma vez que liga os dispositivos que exigem maior velocidade de comunicação.
* Front Side Bus (FSB) é o barramento que intercomunica a CPU à NorthBridge. É peça chave para a performance da máquina
O chipset ponte sul controla o acesso ao disco rígido, aos componentes onboard da placa-mãe e aos demais dispositivos conectados nos slots da placa. Este chipset não determina o desempenho da máquina, mas dirá qual é a sua capacidade de conexão (nº de portas USB, conexões SATA, PCI, etc...).
-
Alguns autores chamam de barramento principal, do sistema e local. Como advinhar na hora da prova ?
-
Quando o usuário clica em um programa por exemplo, ele é carregado na RAM para, em seguida, ser encaminhado ao processador através do barramento de sistema.
O desempenho dos computadores tem relação direta a capacidade de armazenamento da RAM.
Suas principais características são:
• Permite a leitura e a escrita;
• Memória primária;
• Memória principal;
• Memória real;
• Volátil (perde o conteúdo quando o computador é desligado)
Memória Cache
É uma área de memória muito rápida instalada no próprio processador, que pode ter, nos dias atuais (2017/2018) até quatro níveis (L1, L2, L3 e L4).
A cache L1 é a mais próxima da ULA, mais rápida, menor e mais cara. A lógica é a mesma paras os demais níveis. A medida que vão ficando mais longe da ULA, tendem a ser mais baratas, maiores, porém, mais lentas. Servem para apoiar a cache anterior.
Embora o escalonamento de velocidade, todas são infinitamente mais rápidas que a memória RAM, porém, bem menores, em função do seu elevado custo. Enquanto a memória RAM é medida em GIGA, a memória cache é cotada em MEGA.
Em termo práticos, quando o usuário clica em um programa qualquer, antes dele ser executado pelo processador, ocorre seu envio para a memória RAM. A partir daí é que o processador utiliza a técnica de busca antecipada, que ocorre da RAM para a cache.