Amigos, a questão trata sobre instalações prediais de água quente. Diante disso, precisamos examinar a norma da ABNT que diz respeito a esse assunto: NBR 7.198/1993.
Conforme definição da referida norma, aquecedor de acumulação é o aparelho que se compõe de um reservatório dentro do qual a água acumulada é aquecida.
Já com relação à instalação desses aquecedores, o item 5.1.3 traz algumas condições que precisam ser observadas. São elas:
O ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor, a não ser pelo dreno; (alternativa A incorreta)
quando alimentado por gravidade, o aquecedor deve ter o seu nível superior abaixo do nível inferior da derivação no reservatório de água fria; (alternativa B incorreta)
a saída da tubulação de água quente deve ser provida de respiro;
quando o respiro não for de execução prática, deve ser substituído por dispositivo de idêntico desempenho;
é vedado o uso de válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor, quando este ramal de alimentação de água por gravidade, do aquecedor, não for protegido por respiro;
a tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura máxima admissível da água quente; (alternativa C correta)
estes aquecedores devem ser dotados de dreno; (alternativa D incorreta)
é vedado o caso de respiro coletivo.
Resposta: C