-
Alternativa correta: Letra B
Valetas de proteção de corte: interceptam as águas que escoam à montante do talude de corte, evitando que elas saturem o solo e desencadeiem a ruptura do talude, o que geraria danos à rodovia ou até acidentes.
SarejTa de aterro: são semelhantes às de corte. Localizadas nas bordas dos acostamentos, impedem a erosão do talude de aterro, captando as águas precipitadas sobre o pavimento e conduzindo-as até as descidas de água ou algum outro local seguro.
Valetas de proteção de aterro: interceptam as águas que escoam nas partes superiores dos aterros, impedindo-as de atingir o pé do talude de aterro, evitando a erosão do solo, além de conter o águas provenientes das sarjetas e valetas de corte, conduzindo-as para algum dispositivo de transposição de talvegues.
Descidas d'Água: são os dispositivos que transpõem as inclinações do terreno, principalmente nos taludes de corte e aterro, tendo como objetivo conduzir as águas captadas por outros dispositivos de drenagem.
-
As valetas de proteção de cortes, de certo, têm como objetivo interceptar as águas que escorrem pelo terreno natural a montante impedindo-as de atingir o talude de corte. Já as valetas de proteção de aterros têm como objetivo interceptar as águas que escoam pelo terreno a montante, impedindo-as de atingir o pé do talude de aterro. Por fim, as descidas d'água tem como objetivo conduzir as águas captadas por outros dispositivos de drenagem, pelos taludes de corte e aterro.
Já a sarjeta de aterro tem como objetivo captar as águas precipitadas sobre a plataforma de modo a impedir que provoquem erosões na borda do acostamento e/ou no talude do aterro, conduzindo-as ao local de deságue seguro.
-
sarjetas de aterro captam as águas precipitadas sobre a plataforma de modo a impedir que estas gerem erosões na borda do acostamento e/ou no talude do aterro.
-
a) valetas de proteção de corte têm como objetivo conduzir as águas oriundas do terreno natural a montante de forma a lançá-las em pontos pré-determinados do talude de corte. (essa valeta impede que a água atinja o talude de corte).
c) valetas de proteção de aterro devem direcionar as águas que escoam pelo terreno a montante conduzindo-as com segurança ao pé do talude de aterro. (essa valeta impede que a água atinja o pé do talude de aterro)
d) descidas d’água tem como objetivo conduzir as águas captadas no tabuleiro de obras de arte, desaguando em local apropriado.( o objetivo é conduzir as águas captadas por outros dispositivos de drenagem pelos taludes de corte e de aterro)
-
Ø DRENAGEM SUPERFICIAL: Para um sistema de drenagem superficial eficiente, utiliza-se uma série de dispositivos com objetivos específicos, a saber:
· Valetas de proteção de corte: impedindo-as de atingir o talude de corte, 2 a 3 m das crista do corte;
· Valetas de proteção de aterro: captar as águas que se precipitam sobre a plataforma e taludes de corte;
· Sarjetas de corte: captar as águas precipitadas sobre a plataforma;
· Sarjetas de aterro;
FONTE: MANUAL DNIT