SóProvas


ID
2072398
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

As bombas são máquinas geratrizes cuja finalidade é realizar o deslocamento de um líquido. Elas transformam o trabalho mecânico que recebem para seu funcionamento em energia, que é comunicada ao líquido sob as formas de energia de pressão e cinética. A forma como essa transformação é feita permite classificar as bombas. Sobre as classificações e princípios de funcionamento das bombas, associe as duas colunas relacionando os temas com seus respectivos conceitos.

CLASSIFICAÇÕES

(1) Bombas de deslocamento positivo ou volumógeas

(2) Turbobombas ou hidrodinâmicas

(3) Bombas especiais


PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO

( ) as bombas dessa classe possuem um órgão rotatório dotado de pás, chamado de rotor, que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração que lhe imprime. Essa aceleração não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato com as pás.

( ) são aparelhos hidráulicos que modificam o estado da energia que o fluido possui, a exemplo dos ejetores e carneiros hidráulicos.

( ) a característica principal desta classe de bombas é que a partícula líquida em contato com o órgão que comunica a energia tem aproximadamente a mesma trajetória que o ponto do órgão com o qual está em contato.

Assinale a sequência correta dessa classificação.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO:

    Antes de resolvermos essa questão, vamos a uma revisão teórica quanta à classificação das bombas hidráulicas:

    ·        Bombas de deslocamento positivo: As bombas de deslocamento positivo liberam um determinado volume de fluido de acordo com a velocidade do sistema, após uma rotação de seu eixo ela desloca um volume fixo de fluido, independentemente das condições de pressão na saída, ou seja, o fluxo não é praticamente afetado pelo diferencial de pressão, ele é continuo e sem pulsações, além dessa característica as bombas de deslocamento positivo têm folgas internas bastante apertadas, o que minimiza a quantidade de liquido que circula dentro da bomba, por isso são bastante eficientes e podem ser ligadas com a presença de ar no seu interior. São bombas que trabalham com baixas vazões e altas pressões e podem ser utilizadas com fluidos mais viscosos e podem ser divididas conforme imagem a seguir.

    Vale ressaltar que nessa classe de bomba, a partícula em contato com a superfície que transfere a energia tem aproximadamente a mesma trajetória que a do ponto da superfície com a qual está em contato.

    A figura a seguir mostra os exemplos de bombas de deslocamento positivo do tipo ROTATIVAS.

    A figura a seguir mostra os exemplos de bombas de deslocamento positivo do tipo ALTERNATIVAS.

    ·        Turbobombas ou hidrodinâmicas: As turbobombas, também chamadas bombas hidrodinâmicas são caracterizadas por possuírem um elemento rotatório dotado de pás, chamado rotor, que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração que lhe imprime. Essa aceleração, ao contrário do que se verifica nas bombas de deslocamento positivo, não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato com as pás. Esse tipo de bomba depende da energia cinética para movimentar o líquido ao contrário da bomba de deslocamento positivo que necessita de meios mecânicos, não pode ser ligada com a presença de ar na bomba ou na tubulação de sucção. O líquido entra na bomba pelo centro de um impelidor e ganha energia na medida em que se move para diâmetro externo do impelidor. As turbobombas podem transferir grandes volumes de liquido, mas a eficiência e o fluxo caem rapidamente na medida em que a pressão e a viscosidade aumentam. As bombas hidrodinâmicas

    ·        Bombas especiais: São aparelhos hidráulicos que modificam o estado da energia que o fluido possui, alguns exemplos são:

    o  Ejetores;

    o  Carneiros hidráulicos;

    o  Bombas Regenerativas;

    o  Bombas para Indústrias Químicas e de Processamento.

    Com isso, após essa breve revisão, vamos ao que a questão pede. Assinale a sequência correta dessa classificação:

    CLASSIFICAÇÕES

    (1)     Bombas de deslocamento positivo ou volumógeas

    (2)     Turbobombas ou hidrodinâmicas

    (3) Bombas especiais

    PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO

    (2) as bombas dessa classe possuem um órgão rotatório dotado de pás, chamado de rotor, que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração que lhe imprime. Essa aceleração não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato com as pás.

    (3) são aparelhos hidráulicos que modificam o estado da energia que o fluido possui, a exemplo dos ejetores e carneiros hidráulicos.

    (1) a característica principal desta classe de bombas é que a partícula líquida em contato com o órgão que comunica a energia tem aproximadamente a mesma trajetória que o ponto do órgão com o qual está em contato.

    Portanto, a alternativa (B) traz a resposta correta.

    Resposta: B