SóProvas


ID
2073127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da classificação de custos.


No cálculo do custo de uma auditoria, as horas extras trabalhadas por pessoal de apoio devem ser classificadas como custo indireto variável.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Definitivo: ERRADO

    Justificativa Cespe: "No cálculo do custo de uma auditoria, em que há apenas um único objeto de custeio a ser considerado, as horas extras trabalhadas por pessoal de apoio seriam um custo direto."

     

  • ótimo Bruno, eu ia olhar a explicação do Renato e tentar descobrir porque havia errado a questão. Só valeu!!!

     

    Como só existe a Auditoria como "produto", não há como alocar as horas extras em outro objeto de custeio. SE, o pessoal de apoio fosse utilizado em duas auditorias concomitantemente, daí se ratearia, por exemplo, a quantidade de horas trabalhada em cada uma.

     

    Espero ter esclarecido um pouco, qualquer erro cometido com a explicação, comentem!!!

  • O erro está em dizer que é um Custo Indireto, pois na verdade as horas trabalhadas estão diretamente relacionadas com a produção do produto final que é alocada em apenas um produto. Ou seja, o Custo é Direto e Variável ( horas extras).

  • Aquisição da MP: é um gasto que, depois do ato da passagem para a propriedade da empresa, torna-se investimento.
    Transformação da MP: Custo, pois é um bem utilizado na produção de outro bem ou serviço.
    Venda do bem: Despesa, já que fora consumido para a obtenção de receitas.

    Nesse sentido, é importante observar que a nomeclatura Custo das Mercadorias Vendidas não é tecnicamente correto, já que essa venda é despesa, e não custo, Elisou Martis diz que o termo correto seria "Despesa que é o somatório dos itens que compuseram o custo de fabricação do produto ora vendido."

  • O cespe como merda ou oq? Em qual parte da assertiva está descrito que há apenas um único objeto de custeio?

    Se não falou que é o único, não dá pra deduzir esta informação, pelo contrário, deduz-se que não é o único.

    BANCA DO CAPETA!

  • Gabarito Errado: O problema da questão é a parte que classifico gasto com pessoal DE APOIO como custo, sendo que se é APOIO deve ser qualifiado como despesa e não custo como diz na questão. Valeu.

  • Concordo com você Pedro, hora nenhuma fala-se que o pessoal de apoio está trabalhando somente em uma auditoria. Normalmente o pessoal de apoio trabalha nas auditorias que estão sendo realizadas simultaneamente.

     

    Para mim a questão está muito mais para CERTA do que ERRADA.

    O examinador fez a questão pensando de um jeito, quando veio recurso viu que poderia ser de outro e mudou o gabarito, mas não percebeu que poderia ser dos dois jeitos. Questão mal feita que deveria ser ANULADA

  • Gabarito Alterado

    https://prnt.sc/lm3hg9

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    Veja que o enunciado é claro quando fala que se trata de apenas uma auditoria (apenas um objeto de custo). Se estamos tratando de apenas um objeto de custo, todos os custos serão diretamente atribuídos ao produto, ou seja, todos os custos são diretos!

    A banca fala em “pessoal de apoio” e você imediatamente pensa que se trata de uma despesa? Errado, pois o objeto de custo é um serviço (auditoria) e o pessoal de apoio trabalha para a produção daquele serviço. Sendo assim, é de fato um custo.

    Só para fins didáticos, vale lembrar que esse custo é variável, visto que o seu montante vai variar de acordo com a “quantidade produzida”, ou seja, com as horas extra trabalhadas (quanto mais horas extra o pessoal de apoio trabalha, mais a empresa gasta com eles).

  • errad- É um custo direto.

  • CESPE - Capacidade Exclusiva de Sujeitar Pessoas à Esquizofrenia

  • o problema desta questão é saber se o "uma" é um artigo indefinido ou numeral. Caso fosse um artigo indefinido, a questão estaria correta. Já se fosse numeral, estaria errada. Aparentemente a CESPE adotou esse último entendimento. Questões assim dificultam o julgamento objetivo.