-
A lama bentonítica é formada pela mistura de bentonita com água limpa, em misturadores de alta turbulência, com uma concentração variável em função de viscosidade e densidade que se pretende obter.
E a bentonita é uma argila produzida a partir de jazidas naturais, sofrendo, em alguns casos, um beneficiamento. O argilo-mineral predominante é a montmorilonita sódica, o que explica sua tendência ao inchamento.
Portanto, não há mistura de argila com silte, mas somente argila do tipo montmorilonita.
Fonte: Prof. Marcus V. Campiteli
-
QUESTAO ESTÁ CERTA.
A LAMA BENTONITICA ENCAMINHADA PARA UMA CENTRAL DE TRATAMENTO NAO SO ACOMPANHA A LAMA, COMO TAMBEM RESIDUOS ARENOSOS E PARTICULAS ROCHOSAS.
-
quanto ao encaminhamento está errada também
lama bentonítica é um resíduo que pode ser reutilizado em outra obra geotécnica, não deve ser encaminhada para aterro controlado
aterro controlado já não é certo, muito menos enviar pra ele um resíduo que é passível de reuso
-
Questão sobre fundações.
Pegaram o termo "Central de lama" e deram outra definição.
"Central de Lama: A lama bentonítica é preparada em uma instalação especial denominada central de lama, onde se faz a mistura da bentonita (transportada em pó, com uma concentração variando de 25 a 70 kg de bentonita por metro cúbico de água, em função da viscosidade e da densidade que se pretende obter. Na central há um laboratório para controle de qualidade (parâmetros exigidos pela Norma Brasileira de Projeto e Execução de Fundações NBR 6122)."
https://sites.google.com/site/naresi1968/naresi/20-execucao-de-parede-diafragma-com-auxilio-de-lama-bentonitica
Prepara a lama bentonítica na central de lama e envia para uma obra geotécnica.