SóProvas


ID
20752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Texto para os itens de 25 a 35

1 Em meio a uma crise da qual ainda não sabe como
escapar, a União Européia celebra os 50 anos do Tratado de
Roma, pontapé inicial da integração no continente. Embora
4 sejam muitos os motivos para comemorar, como a
manutenção da paz e a consolidação do mercado comum, os
chefes dos 27 Estados-membros têm muito com o que se
7 preocupar. A discussão sobre a Constituição única não vai
adiante, a expansão para o leste dificulta a tomada de
decisões e os cidadãos têm dificuldade para identificar-se
10 como parte da megaestrutura européia.

O Estado de S.Paulo, 25/3/2007, p. A20.

Com referência às estruturas e às idéias do texto, bem como a
aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os itens
subseqüentes.

Apesar de inegáveis avanços, sobretudo quanto aos aspectos jurídico-políticos, a União Européia ainda não conseguiu incorporar a maior parte dos Estados da Europa Oriental, em que pese a surpreendente rapidez com que admitiu a entrada da Turquia no bloco.

Alternativas
Comentários
  • Voltemos atrás na História: em 1963, a República da Turquia candidatou-se à entrada na então Comunidade Económica Europeia (CEE). No entanto, apenas em 1999 lhe foi reconhecido o estatuto de país candidato.
  • Até hoje a turquia nao foi aceita na UE!!!
    Viagem total
  • "Voltemos atrás na História: em 1963, a República da Turquia candidatou-se à entrada na então Comunidade Económica Europeia (CEE). No entanto, apenas em 1999 lhe foi reconhecido o estatuto de país candidato. É fácil descobrir o porquê desta demora: o desrespeito aos direitos humanos que se verificou e que se verifica na Turquia, especialmente no que toca às mulheres; a existência da pena de morte, entretanto abolida; a sucessiva instabilidade política, que não permitiu um diálogo sério, tendo em vista a adesão; o terrorismo, levado a cabo pelos curdos do PKK, que sonham com a instituição de um regime Curdo; a sua localização geográfica; as características da sua população; a questão de Chipre. Estes são, porém, apenas alguns dos problemas/obstáculos que a Turquia tem encontrado ao longo do tempo. Perderia uma tarde inteira se tivesse que os mencionar a todos.

    Mas que fundamento tem a entrada da Turquia? Nenhum, penso. Basta ver que a sua entrada acarretava consigo uma longa série de penosos problemas, para todos os estados-membros da União Europeia. Ao contrário daquilo que é lógico e racional, a esquerda optimista acalenta este sonho, de uma União Europeia grande, igual e livre, que para eles poderia incorporar, da mesma forma, países como o Malawi, a Indonésia, a Nova Zelândia e o Chile. Esquecem-se, porém, das tais consequências que levariam ao rápido fim da União Europeia."

    FONTE: http://o-estadodascoisas.blogspot.com/2007/12/turquia-na-desunio-europeia.html

  • Vários países da Europa e até da Ásia já demonstraram a sua intenção de passar a ser considerados como membros plenos da UE como a Croácia, Turquia e Macedônia. As negociações com estes países iniciaram-se em 2005, mas ainda não há uma data de adesão definida.
  • Devido a alguns fatores, tais como o conflito que vive com o Povo Curdo, a Turquia até hoje não conseguiu ingressar na UE e é bem pouco provável que consiga.
  • Apesar de ter feito o pedido de adesão ao bloco em 1987, a Turquia ainda foi aceita como membro na União Europeia, principalmente devido a entraves por parte de alguns líderes europeus.
    A resposta está errada.