SóProvas


ID
2075650
Banca
IBFC
Órgão
COMLURB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os níveis de aplicação de medidas preventivas são prevenção primária, secundária e terciária. O nível de prevenção secundária abrange:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - Diagnóstico Precoce

    Leavell & Clark (1976) descrevem a prevenção como uma ação antecipada, baseada no conhecimento da história natural da doença, a fim de tornar improvável o progresso posterior, apresentando três níveis de prevenção: 

    Prevenção Primária: Realizada no período de pré-patogênese, sendo que o conceito de promoção da saúde aparece como um dos níveis da prevenção primária definidos como medidas destinadas a desenvolver uma saúde ótima. Um segundo nível de prevenção primária seria a proteção específica contra agentes patológicos ou pelo estabelecimento de barreiras contra os agentes do meio ambiente. Este nível de prevenção está ligado a todas as ações que visam diminuir a incidência de uma doença na população, ou seja, desenvolvimento de ações que impeçam a ocorrência de determinada patologia na população. Inclui-se aqui a promoção à saúde e à proteção específica. Alguns dos exemplos são: vacinação, tratamento de água para consumo humano, uso de preservativos, mudanças nos hábitos de vida (incentivo a uma boa alimentação, realização de exercícios físicos).

    Prevenção Secundária: A fase da prevenção secundária também se apresenta em dois níveis, o primeiro diagnóstico e tratamento precoce e o segundo limitação da invalidez. Visa um diagnóstico imediato e um tratamento para evitar a prevalência da doença no indivíduo. 

    Prevenção Terciária: Por fim, a prevenção terciária diz respeito a ações de reabilitação, caracteriza-se por ações que tem como objetivo a reabilitação do indivíduo e redução de sua incapacidade. 


    Fonte - http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/34880/prevencao-da-saude

    Prof. Thais Nunes (www.facebook.com/profthaisnunes)

  • PREVENÇÕES:

     

    PRIMÁRIA : QUANDO NÃO SE APRESENTA DOÊNÇA!

     

    SECUNDÁRIA : NO INDIVÍDUO QUE NÃO APRESENTA SINTOMAS

     

    TERCIÁRIA : O SUJEITO ENCONTRA-SE DOENTE E A INTERVENÇÃO É PARA PREVENIR COMPLICAÇÕES.