SóProvas


ID
20758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Texto para os itens de 25 a 35

1 Em meio a uma crise da qual ainda não sabe como
escapar, a União Européia celebra os 50 anos do Tratado de
Roma, pontapé inicial da integração no continente. Embora
4 sejam muitos os motivos para comemorar, como a
manutenção da paz e a consolidação do mercado comum, os
chefes dos 27 Estados-membros têm muito com o que se
7 preocupar. A discussão sobre a Constituição única não vai
adiante, a expansão para o leste dificulta a tomada de
decisões e os cidadãos têm dificuldade para identificar-se
10 como parte da megaestrutura européia.

O Estado de S.Paulo, 25/3/2007, p. A20.

Com referência às estruturas e às idéias do texto, bem como a
aspectos associados aos temas nele tratados, julgue os itens
subseqüentes.

A perspectiva de maior aproximação entre a União Européia e o MERCOSUL mostra-se inevitável e fadada a ocorrer no futuro imediato já que não há, até o momento, espécie alguma de ato contencioso ou de divergência comercial entre ambos os blocos.

Alternativas
Comentários
  • É sim uma grande perspectiva essa aproximação, mas NÃO inevitavel a curto prazo(futuro imediato).
  • Podemos considerar a questão dos subsídios agrícolas na Europa, em especial na França, uma clara divergência.
  • Esta questao esta errada, pois a UNIAO EURÒPEIA cria varios subsidios para sua agricultura para protejer ser mercado com trata os produtos do MERCOSUL, essa e uma grande discursao do gov. lula.....
  •  

    Mercosul e União Europeia vinham negociando desde 1999 um Acordo de Associação, cuja cereja do bolo seria justamente o livre comércio. Mas a resistência europeia a derrubar o enorme muro de proteção a seus produtores agrícolas levou a um impasse, que paralisou totalmente as conversas em 2004.

    O movimento de ontem é, portanto, um passo adiante mas está longe de sinalizar que há uma boa chance de acordo. É verdade que as duas partes fizeram um punhado de reuniões nos últimos nove meses e é igualmente verdade que, nelas, foram emitidos sinais positivos. Mas não houve negociação de fato até agora. Quando chega a hora de pôr números à mesa, geralmente há um impasse, sempre no mesmo ponto, o agrícola.

    O comunicado oficial de ontem diz que "os líderes estão conscientes de que esforços substantivos deverão ser feitos, e sublinham o seu pleno compromisso de engajamento nessas negociações".

    Parece um sinal político relevante, mas sinais semelhantes foram emitidos em todas as reuniões de cúpula dos últimos muitos anos em relação à Rodada Doha de liberalização comercial. E ela continua parada.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u736557.shtml

  • Com a assinatura do Acordo-quadro inter-regional de cooperação em 1995, iniciaram as negociações entre União Europeia e Mercosul para o estabelecimento de uma zona de livre comércio entre os dois blocos. Desde então, iniciou-se um longo e inacabado processo, em que as negociações foram, por vezes, suspensas devido a divergências comerciais.Os temas mais difíceis de acerto entre as partes circulam entre os assuntos agrícolas, as compras governamentais e os serviços. É inegável também as assimetrias de ordem econômica e grau de desenvolvimento entre os dois blocos.
    A resposta está errada.