SóProvas


ID
2076547
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Pau D'Arco - PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Faz parte da competência do enfermeiro organizar o processo de trabalho voltado às atividades de controle da tuberculose. Que condutas são importantes no processo de trabalho do enfermeiro na prevenção e tratamento da tuberculose:

Alternativas
Comentários
  • Questão capciosa...

    GABARITO C

  • os doentes de turbeculose que ja estão em tratamento não oferecem perigo de contágio,pois a partir do inicio do tratamento o risco de contagio vai diminuindo, um dia depois  do outro e com15 dias tomando corretamente os medicamentos já é muito  provável que o pct não esteja mais eliminando os bacilos de koch.

  • Na prática, quando o paciente NÃO tem historia de tratamento anterior nem outros riscos conhecidos de resistência, pode-se considerar que, após 15 dias de tratamento e HAVENDO MELHORA CLINICA, o paciente pode ser considerado não infectante. NO ENTANTO, com base em evidencia de transmissão da TB resistente às drogas, recomenda-se que seja também considerada a negativação da baciloscopia para que as precauções com o contágio sejam desmobilizada.

    Lembrando que deve ocorrer acompanhamento da evolução da doença com realização MENSAL da baciloscopia de controle, nos casos de TB pulmonar, sendo indispensáveis as dos segundo, quarto e sexto mês.

  • QUESTÃO :

    Competência do enfermeiro : Organizar o PROCESSO de trabalho voltado às atividades DE CONTROLE DA TUBERCULOSE .

    Que condutas são importantes no processo de trabalho do enfermeiro na prevenção e tratamento da tuberculose :

    GABARITO C ) :

    Realizar CONSULTA DE ENFERMAGEM dos pacientes em tratamento, observando o estado nutricional, padrão respiratório, conhecimento sobre seu regime de tratamento e medidas de prevenção e controle da doença .

    Observação :

    A tuberculose sempre é causada pela infecção da micobactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch(BK) .

    O tratamento da tuberculose é baseado no uso de antibióticos. O tempo é variável, por no mínimo, seis meses, e tomada dos comprimidos diariamente. Não pode haver abandono nem desistência do tratamento antes do término, pelo risco de resistência bacteriana .

    Os medicamentos mais comuns para o tratamento de tuberculose são :

    BRO midrato de FE noterol ;

    ETA mbutol ;

    ISO niasida ;

    PIRA zinamida ;

    RIFAM picina .

    Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. 

    Para prevenir a tuberculose é necessário :

    Imunizar as crianças com a vacina BCG . Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina.

    A prevenção da tuberculose tb inclui :

    Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.