SóProvas


ID
2079784
Banca
FEPESE
Órgão
SJC-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Em relação aos Conselhos Tutelares assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA >  Art. 132, ECA.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

     

    B) ERRADA > Art. 139, ECA. O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público.    

      

    C) ERRADA >  Art. 137, ECA. As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

     

    D) ERRADA > As medidas socieducativas somente serão aplicadas pela autoridade competente (JUIZ). Resolução 165 de 2012 dispõe sobre normas e atendimento aos adolescentes em conflito com a lei; responsabilidade do Poder Judiciário.

     

    E) CORRETA > Art. 131, ECA. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

     

     

  • Não, não compete ao Conselho Tutelar aplicar as medidas e sim ao JUIZ.


    Súmula 108 - A aplicação de medidas socio-educativas ao adolescente, pela prática de ato infracional, é da competência exclusiva do juiz. (Súmula 108, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 16/06/1994, DJ 22/06/1994 p. 16427)

  • GABARITO : E

    alternativa correta

    LEI 8.069/90

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

  • A questão exige o conhecimento das características do Conselho Tutelar, órgão que tem a função de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, especialmente no que se refere ao processo de escolha dos seus membros.

    Vamos às alternativas:

    A - incorreta. O mandato do conselheiro tutelar será de 4 anos, e não 3. Além disso, após a vigência da lei nº 13.824/19, poderá haver mais de uma recondução, desde que por novos processos de escolha (votação).

    Art. 132 ECA: em cada município e em cada Região Administrativa do DF haverá, no mínimo, 1 Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 anos, permitida recondução por novos processos de escolha.

    B - incorreta. O processo para a escolha dos conselheiros será de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e não do juiz eleitoral.

    Art. 139 ECA: o processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público.

    C - incorreta. A revisão das decisões do Conselho Tutelar cabe à autoridade judiciária, e não ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

    Art. 137 ECA: as decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária a pedido de quem tenha legítimo interesse.

    D - incorreta. As medidas socioeducativas devem ser aplicadas pela autoridade judiciária. O Conselho aplica tão somente as medidas de proteção (que são aplicadas às crianças e aos adolescentes).

    Art. 112 ECA: verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas: (...) 

    Art. 136, VI, ECA: são atribuições do Conselho Tutelar: providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor de ato infracional.

    E - correta. Art. 131 ECA: o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei.

    Gabarito: E