Em geral, as causas mais comuns da insuficiência hepática aguda são
Nos países em desenvolvimento, a hepatite viral geralmente é considerada a causa mais comum; nos países desenvolvidos, as toxinas são geralmente consideradas a causa mais comum.
Em geral, a causa viral mais comum é a hepatite B, frequentemente com coinfecção por ; a hepatite C não é uma causa comum. Outras causas virais possíveis incluem citomegalovírus, vírus de Epstein-Barr, vírus do herpes simplex, vírus do herpes humano tipo 6, parvovírus B19, vírus de varicela-zoster, vírus de hepatite A (raramente), vírus de hepatite E (especialmente se contraído durante a gestação) e vírus que causam febre hemorrágica ( ).
A toxina mais comum é o ; sua toxicidade está relacionada com a dose. Os fatores predisponentes para insuficiência hepática induzida por paracetamol incluem doença hepática preexistente, uso crônico de álcool e uso de fármacos que induzem o sistema enzimático P-450 do citocromo (p. ex., anticonvulsivantes). Outras toxinas incluem amoxicilina/clavulanato, halotano, compostos de ferro, isoniazida, AINEs, alguns compostos de produtos herbáceos e cogumelos Amanita phalloides ( ). Algumas reações medicamentosas são idiossincráticas.